Os prótons e o nêutrons se encontram no núcleo, já os elétrons se encontram na eletrosfera. A massa do nêutron é quase igual ao do próton ou seja cerca de 1836 vezes maior que a do elétron.
No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. ... Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
No átomo os elétrons estão localizados na eletrosfera enquanto prótons e nêutrons estão localizados no núcleo. ... No modelo atômico proposto por Rutherford-Bohr os elétrons estavam teoricamente localizados na eletrosfera e dispostos em camadas eletrônicas de acordo com seu nível de energia.
Em seu modelo, os elétrons encontram-se girando em alta velocidade ao redor do núcleo. A distância entre eles e os prótons permanece constante, graças à ação de forças eletrostáticas, que mantêm em repouso corpos dotados de carga elétrica. “Essa distância varia de um átomo para outro.
Como o próton e o elétron tem cargas de sinais contrários, ou seja, o próton é 'positivo' e o elétron é 'negativo', eles se atraem mutuamente. Assim, uma das forças que mantêm o átomo unido é a atração que existe entre os prótons do Núcleo e os elétrons, que, em suas órbitas, giram em torno deste Núcleo.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
O que é número de massa?
Na representação de um elemento químico, o número de massa (A) aparece na parte superior; e o número atômico vem na parte inferior, conforme mostrado a seguir: ZXA .
Número Atômico e Número de Massa
Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O número de nêutrons é representado pela letra n.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Configurações eletrônicas e a tabela periódica Os elementos são ordenados na tabela periódica de acordo com seu número atômico, a quantidade de prótons que eles têm. Em um átomo neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons, então é fácil determinar o número de elétrons pelo número atômico.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia....Mapa Mental: Distribuição Eletrônica.
Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
Apenas os subníveis S e p. Isso quer dizer que há 2 elétrons no nível K, subnível S e 3 elétrons no nível L, dos quais dois ficam no subnível S e outro no subnível p.