O diagrama de Pauling representa os níveis, que são as camadas eletrônicas do átomo. São sete níveis, enumerados de forma crescente do mais próximo ao núcleo para fora (1, 2, 3... 7) e, denominados, respectivamente, pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Nível é a nomeclatura das camadas de energia (Estacionarios.) onde os eletrons estão orbitando. Subniveis são ''camadas de energia'' dentro dos Niveis. ... São apenas 4 subniveis eles denominados como s,p,d,f.. Cada 1 suporte um certo numero de eletrons.
Para os átomos conhecidos atualmente, os elétrons ocupam 7 níveis de energia (camadas de elétrons), representados por letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q, e identificados através de "números quânticos", denominados "principais" ou "primários", que são, respectivamente: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Resposta. Enquanto os níveis (ou camadas) são 7: K, L M, N O, P, Q; os subníveis são o s, p, d e f.
Os níveis de energia do átomo ou camadaseletrônicas como também são conhecidas, dizem respeito as camadas ocupadas pelos elétrons que giram em torno do núcleo do átomo. Cada um desses níveis pode ser determinado por um número, de 1 a 7 ou porletras maiúsculas, representadas no alfabeto pelas letras de K a Q.
Até o momento, em todos os átomos já conhecidos, os elétrons podem ocupar até sete níveis de energia, sendo representados respectivamente pelas letras maiúsculas K, L, M, N, O, P e Q ou pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
[Ne] 3s² 3p³
[Ar] 3d6 4s2
55,845 u
Como calcular a massa molar?