Conheça as vantagens do biogás
Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.
O biogás é um recurso energético renovável que deriva da decomposição de matéria orgânica. Sua constituição é, em sua maioria, metano e gás carbônico e a sua principal produção se dá em aterros sanitários que coletam e tratam os gases produzidos pelo lixo que seriam liberados na atmosfera.
Contudo, em linhas gerais, o biogás é uma mistura gasosa composta principalmente por: Metano (CH4): 50% – 70% do volume de gás produzido. Dióxido de carbono (gás carbônico, CO2): 25% – 50% do volume de gás produzido.
Esse gás produzido nos lixões pode ser reaproveitado para a produção de biogás e para a geração de energia elétrica. ... Assim, ocorre uma decomposição anaeróbica e todo o gás liberado é captado por meio de drenos verticais e é levado para o processo de limpeza e desumidificação.
metano (CH4)
Naturalmente, a produção do biogás ocorre em mares, lagos, jazidas de petróleo, minas de carvão e em aterros sanitários. Já de forma artificial, pode ser feito utilizando um sistema de biodigestor. O biogás é um combustível encontrado no estado gasoso.
No caso do lixo, o metano gerado em aterros é queimado, pois, nesse processo, transforma-se em CO2, que é um gás mais fácil de ser sequestrado da atmosfera. Porém, existe a alternativa de aproveitamento energético, ou seja, transformar o metano em energia elétrica em usinas instaladas em aterros sanitários.
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.
Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.