Flexografia é um método de impressão relevográfico rotativo. Para esse processo é utilizado clichê de borracha ou fotopolímero com imagem. O sistema de impressão é direto e feito com tintas líquidas de secagem rápida (à base de água ou solvente).
Tal como é conhecida atualmente, a flexografia surgiu no início do século XX, a partir do trabalho dos fabricantes de máquinas Hlweg, Windmoller & Holscher, Fischer & Krecke. No decorrer do século passado, novos elementos como peças e tintas foram sendo criados e aperfeiçoados.
No entanto, o clichê não recebe tinta, ele apenas é aquecido e pressionado sobre uma tira de material sintético revestida de uma camada metálica fina. Quando essa camada é pressionada pelo clichê quente, a fita se desprende e adere à superfície do material a ser impresso.
Clichê, no sentido figurado, é uma ideia já muito batida, uma fórmula muito repetida de falar ou escrever, um chavão. ... São sinônimos da palavra clichê: lugar-comum, repetido, chavão, comum, previsível e repetido.
Os clicheristas são profissionais que prestam serviços de pré-impressão em artes gráficas. Fazem programação visual, programação e edição de textos e imagens.
Serigrafista (ou serígrafo) é o profissional que imprime usando uma tela ou matriz serigráfica (silk screen). O trabalho pode ser feito manualmente ou usando máquinas para impressão em escala. Essa técnica permite a impressão em papel, tecidos, vidro, etc.
Compoteiro ou compoteira é o profissional que fabrica e comercializa compotas de frutas.