→ Função referencial ou denotativa A função referencial ou denotativa é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido.
Tal uso da linguagem caracteriza a chamada função referencial, cujo objetivo é informar o interlocutor. São características da função referencial: ... Presença de uma linguagem direta e denotativa, com frases estruturadas na ordem direta e discurso escrito em terceira pessoa.
É uma das funções mais utilizadas em textos escolares é a de informar, a de fazer conhecer, por meio de uma linguagem precisa e concisa, o mundo real, possível ou imaginário, ao qual se refere o texto. ... Os textos científicos, jornalísticos e didáticos representam exemplos dessa função da linguagem.
o objetivo do texto "Nossa Vida" é: ( ) divulgar algo ( ) notificar um fato ( ) narrar uma história২৭ মে, ২০২০
Como interpretar um texto?
Um texto pode ser incoerente em ou para determinada situação se seu autor não consegue inferir um sentido ou uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário, etc.).
Significado de Incoerente adjetivo Sem coesão; falta de conexão entre uma coisa e outra, entre fatos e ações. Desarmônico; que não está bem ordenado. Irracional; desprovido de lógica, nexo; que é contraditório. Diz-se da pessoa que se comporta de modo ilógico ou irracional.
1. Falta de coerência; qualidade de incoerente. 2. [Figurado] Discrepância; desconexão.