A Revolução Russa de 1905 acabou sendo um movimento espontâneo contra o governo em vigência, não tinha liderança definida e muito menos direção, controle ou objetivos claros. Mas foi de grande importância na mudança da estrutura russa e para permitir a grande revolução em 1917.
Causas da Revolução Russa: Modelo agrário feudal, industrialização tardia e concentração da riqueza na aristocracia. Fome, pobreza e insatisfação social. Oposição à Monarquia Absolutista.
Durante a Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso à indústria e aos transportes. Isso propiciou o funcionamento dos motores a vapor instalados nas máquinas fabris, nas locomotivas e nos navios.
A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, provenientes da antiga relação feudo-vassálica, em pastos para as ovelhas.
A Política de Cercamentos, ocorrida na Inglaterra no século XVII, marcou o início da Revolução Industrial. Ela consistiu na transformação da terra em bem de produção na lógica capitalista, não mais um bem comum para a produção camponesa.
Os cercamentos foi uma lei imposta inicialmente pela monarquia Inglesa; a leis de cercamentos que constituía na privatização de terras de uso comum (camponeses). ... *Modificação da paisagem rural inglesa, que de openfields (campos abertos) passa para exploração em campo fechado.
Com a Lei de Cercamentos, a burguesia pôde se desenvolver na zona rural, transformando os camponeses em operários e criando as bases para a Revolução Agrícola. ... A paisagem rural inglesa que era caracterizada pelo openfield (o campo aberto, sem vedação) passou a ter sua exploração nos campos fechados.
A transformação das terras comunais em propriedade –através do processo de cercamentos (enclosures) na Inglaterra que durou do século XVI ao século XVIII*-- privou os trabalhadores da possibilidade de produzirem seus meios de subsistência obrigando-os a vender sua força de trabalho e assim transformou os servos e ...
Os cercamentos foram medidas administrativas tomadas pelo governo inglês que favoreceram os latifundiários em detrimento dos pequenos proprietários, expulsando os camponeses das suas terras.
Resposta. A política de s cercamentos (enclosers) está presente na Inglaterra desde o reinado de Henrrique II. Ela transformava os mansos comunais em propriedade privada que ficaria nas mãos da burguesia ou da nobreza que estavam envolvidas na produção lã. Essa produção alimentaria a nascente indústria têxtil inglesa.
Resposta: No modo de produção feudal as terras comunais eram um bem comum para a produção camponesa. Os cercamentos foram medidas administrativas tomadas pelo governo inglês que favoreceram os latifundiários em detrimento dos pequenos proprietários, expulsando os camponeses das suas terras.