Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
Quais os princípios gerais da educação inclusiva?
São exemplos comuns de condutas típicas que chamam atenção dos educadores e levam à análise comportamental do aluno:
Mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Nº 8.
Como política de educação, a inclusão de alunos público alvo da educação especial (PAEE) na rede regular de ensino demanda não só a matrícula do aluno ou a permanencia fisica junto aos demais. alunos, mas também a representação das possibilidades de rever concepções e paradigmas, respeitando as suas diferenças.
Como política de educação, a inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular demanda não apenas a matrícula do aluno ou a permanência física junto aos demais alunos, mas representa a possibilidades de revermos concepções e paradigmas, num profundo respeito pelas suas diferenças.
A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
A equipe escolar tem uma fundamental importância na formação da identidade inclusiva do aluno PAEE, ela se torna responsável pela aprendizagem do aluno, de forma prática, flexível, e clara, enquanto professor os objetivos e elencar o desenvolvimento e a estabilidade do aluno em sala de aula, em certos contextos como ...
1 Público Alvo da Educação Especial aquele descrito na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008): pessoas com deficiência, Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Ao longo do texto Público Alvo da educação Especial será nomeado pela sigla PAEE.
Professor de Apoio Educacional Especializado/PAEE: É um professor especializado que atua no contexto escolar, nos estabelecimentos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos, no turno de matrícula do estudante, como apoio na mediação do processo ensino e aprendizagem (Instrução 001/2016).
A educação inclusiva só é possível se forem feitas adaptações de modo a atender TODOS os alunos. Devem ser buscadas soluções (adaptações) que venham a tornar mais fácil o aprendizado de alunos portadores de alguma deficiência. Recursos flexibilizados ajudam bastante nesse processo.