Relação entre o número de casos de enfermidade e o número de habitantes em dado lugar e momento, ou relação entre sãos e doentes. 2. Incidência de uma doença.
Mortalidade está ligada à um conglomerado que morreram em um determinado tempo; Letalidade está se referindo como uma doença específica pode matar pessoas; Morbidade é o tempo que pessoas adquiriram uma doença.
Morbimortalidade é um conceito complexo que provém da ciência médica e que combina dois subconceitos como a morbilidade e a mortalidade. Podemos começar explicando que a morbilidade é a presença de um determinado tipo de doença em uma população.
Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.
Morbidade. São medidas utilizadas para descrever e analisar uma situação existente, avaliar o cumprimento dos objetivos, as metas e suas mudanças ao longo do tempo, além de prever tendências futuras.
Assim, por exemplo, o coeficiente de 0,00035 será multiplicado por 100.
FONTES DE DADOS EM MORBIDADE
Expressa as informações sobre o número de casos de câncer matriculados no hospital, segundo as variáveis relacionadas ao paciente, as características do tumor, localização do tumor, tipo de células que compõem o tumor (histologia) e extensão da doença.
Índice
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
As bases de dados sobre saúde no Brasil referentes ao SUS – Sistema Único de Saúde são disponibilizados pelo DATASUS, o Departamento de Informática do SUS, do Ministério da Saúde.
A pesquisa é feita de modo simples, apenas sendo necessário preencher três itens: materiais (fotografias, materiais de coleta, livros, mapas, periódicos ou todos), campos (título, autor, série, assunto, ano, editor ou todos) e palavra chave.
Acesso ao Sinan online O endereço do sistema é: www.saude.gov.br/sinan Quem pode acessar o Sinan online? Somente profissionais que foram cadastrados pelo Interlocutor do Sinan no CSPUW terão acesso ao Sinan online.
Ao acessar a página http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/, clique no link Informações de Saúde (TABNET) seguido da opção Estatísticas Vitais, no texto de apresentação, depois selecione a opção Nascidos Vivos e, em seguida, clique no estado de sua escolha.
Ele coleta, processa e dissemina informações sobre a saúde no Brasil. Além de trazer dados estatísticos sobre uma série de indicadores no país, o DataSUS também administra aplicativos e sistemas bastante utilizados por profissionais como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, por exemplo.
Cadernos de Saúde Pública, 15(4):701-710, 1999. DATASUS. tabnet.datasus.gov.br/tabnet/tabnet.htm. Disponível em: .
Primeiro Acesso Primeiramente deve-se criar seu usuário no sistema. Para isso, deve-se acessar o Portal Novo do CNES, clicar em "Área Restrita". Será exibida a tela abaixo, onde se deve preencher os dados de CPF e Data de Nascimento, e após clicar em prosseguir.
O profissional responsável pelo estabelecimento de saúde pode obter o novo aplicativo na internet no endereço http://cnes.datasus.gov.br no menu SERVIÇOS/DOWNLOAD.
Serviços de saúde que não atualizarem seus dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) serão considerados desativados. Segundo a Portaria 118, de 18 de fevereiro de 2014, do Ministério da Saúde, a atualização deve ser feita a cada seis meses.
Para reativar o estabelecimento, basta encaminhar informações do estabelecimento para a base nacional, desde que não seja rejeitado.
Se o usuário que deseja realizar as alterações não trabalha com o sistema do CNES, deve-se entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria de Estado da Saúde, a depender da gestão do estabelecimento, e solicitar a atualização.
Atualização de base via Internet
Para inserir um novo profissional no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o usuário deve acessar, no sistema, o módulo "Cadastro→ Profissionais".
4º O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são obrigatórios para que todo e qualquer estabelecimento de saúde possa funcionar em território nacional, devendo preceder aos licenciamentos necessários ao exercício de suas atividades, bem como às suas renovações.
Para isso, o usuário deve acessar a versão local do sistema, ir no Módulo Estabelecimentos, clicar em "Alterar", localizar o estabelecimento que deseja efetuar a desativação. No cadastro do estabelecimento, o usuário deve clicar em "Desativar" (Figura 1).
Para se ter acesso a todos os tipos de pesquisa de estabelecimento no site do CNES, o usuário deve clicar no menu "Acesso Rápido/Consultas", que abrirá as opções para consulta completa de estabelecimento e profissionais.
O QUE É O CNES? É a sigla do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, instituído pelo Ministério da Saúde (PT/SAS 511/2000), onde determina que todos os estabelecimentos que prestem assistência à saúde, públicos e privados existentes em todo território nacional devem cadastrar-se.
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
Na página de entrada do site do CNES (http://cnes. Na página de entrada do site do CNES (http://cnes.datasus.gov.br) há o item “Como emitir o Comprovante de Cadastramento de Estabelecimento...”