As canetas esferográficas, principal modelo usado atualmente, surgiram em 1937 por meio do húngaro Lásló Bíró, o qual se baseou em uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a velha caneta-tinteiro. ... Dez anos mais tarde, as primeiras canetas "Bic" eram lançadas no mercado norte-americano.
É comum a confusão entre pergaminho e papiro. Isto acontece porque ambos os materiais eram usados para a escrita na Antiguidade e, geralmente, guardados em forma de rolo. Por isso, chamamos pergaminho qualquer suporte de material enrolado. No entanto, o pergaminho é de origem animal; e o papiro, vegetal.
No Egito Antigo, o ancestral dos livros foi concebido através do papiro. ... Pesquisadores apontam que as peças de papiro mais antigas já encontradas foram concebidas há três mil anos antes de Cristo. Para se organizar esses documentos, as folhas de papiro eram pregadas umas às outras formando um único rolo.
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.
Isso se justifica pelo fato de que, antes da imprensa, os livros eram construídos à mão, artesanalmente, com escrita cursiva, geralmente à pena. ... Enquanto, à mão, um códice demorava um mês para ficar pronto, com os tipos móveis, dezenas de códices (ou livros) eram feitos na mesma margem de tempo.
Johann Gutenberg
João Gutenberg (1396-1468) foi um inventor alemão. O pai da imprensa. Foi o primeiro a usar a prensa e os tipos móveis de metal.
Tinta de prensa móvel
Gutemberg é um nome masculino de origem germânica. Seu significado tem como resultado a junção dos elementos que o compõem: guths, que significa “Deus”, e berg, que significa “montanha”.