Como se deu a divisão territorial na África. A partilha africana foi elaborada muito cedo por influência dos países europeus, que exploravam o continente em sua colonização e faziam de sua população e de seu território o que bem entendiam, seguindo apenas os seus interesses.
Uma as divisões conhecidas é entre África Saariana (conhecida também como Islâmica e “África branca”) e África Subsaariana (ou África negra”). Veja no mapa: O nome Saariana, indica que são os países ao Norte do Deserto do Saara. Já o Subsaariana, indica os países ao Sul (sub-) do Deserto do Saara.
Grande parte da população africana sofre com a fome, miséria, guerras, desempregos, dentre muitas outras situações decadentes. A África é, sem dúvida, o continente que apresenta os piores indicadores sociais do mundo. O continente africano abriga, atualmente, cerca de 930 milhões de habitantes.
Geografia. Os países da África são as nações cujos territórios encontram-se no continente africano e distribuem-se em grandes regiões: África Central; África Meridional; África Setentrional; África Ocidental; e África Oriental.
Argélia
O continente africano é formado por 54 países, distribuídos em cinco regiões (África Setentrional, África Meridional, África Central, África Ocidental e África Oriental). Além dos países, o continente também abrange territórios não reconhecidos, como a Somalilândia e a República Árabe Saharaui Democrática.
Os povos bantos, que habitavam o litoral da África, falavam diversas línguas (como o quicongo, o quimbundo e o umbundo). Muitos vocábulos que nós usamos frequentemente vieram desses idiomas. ... Muitas delas vêm de diferentes povos do continente, como os jejes e os nagôs (que falavam línguas como o fon e o ioruba).
Significado de Quimbundo substantivo masculino Língua do grupo banto, falada em Angola.