Vale também fazer uma compressa fria para reduzir o inchaço e a vermelhidão da região. O especialista ainda aconselha a evitar ao máximo passar os dedos pelo local inflamado para prevenir eventuais contaminações. E se você tem alguma pomada anti-acne em casa, use-a sobre a lesão.
Por isso, logo que espremer você deve lavar o local com um sabonete suave e adequado para o seu tipo de pele. A melhor opção é higienizar o rosto duas vezes ao dia: pela manhã e à noite, retirando as sujeiras, oleosidade e resíduos de maquiagem da região - que podem contribuir para o surgimento da inflamação.
"A argila, especialmente verde ou branca, é um ótimo secativo". Ou seja: use a sua máscara de argila pontualmente na espinha para acelerar a cicatrização. Mas se o caso for mais grave do que uma única e indesejada espinha... "O dermatologista pode, no consultório, infiltrar corticóide na acne.
Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.
Um excelente remédio caseiro para eliminar as espinhas do rosto é controlar a oleosidade da pele, e utilizar produtos na pele que consigam desinflamar as espinhas e desobstruir os poros. Boas opções são arroz, mel e o chá de hortelã porque eles contém propriedades medicinais capazes de atuar neste tipo de situação.
Para todos os tipos de pele! Vale ressaltar que a pele com acne muito inflamada (nódulos, cistos, espinhas grandes, vermelhas e com pus) não pode receber a limpeza de pele de imediato. Afinal, a inflamação e as bactérias podem se disseminar e alcançar a corrente sanguínea quando esprememos as erupções.
Sabemos que as espinhas, tanto internas quanto externas, surgem por conta da obstrução do poro, que retém o sebo produzido pelas glândulas sebáceas em um cisto, causando inflamações. Além de tudo, essa é uma situação que pode causar dores bem consideráveis, além de sérios problemas de autoestima.
A forma mais assertiva de como identificar a acne presente em seu rosto, é identificar a localização que ela normalmente aparece. Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida.
O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.
A prescrição de antibióticos tem como objetivo reduzir a população da bactéria Propionibacterium acnes, que é responsável pelo processo inflamatório que dá origem à espinha. Os antibióticos tópicos mais usados são o peróxido de benzoíla, clindamicina, eritromicina ou ácido azeláico.