Após a penetração do gameta masculino no gameta feminino ocorre a formação da célula ovo ou zigoto, desencadeando-se o processo de ativação dessa célula e determinando o início do desenvolvimento embrionário.
Entre os animais, as esponjas são os únicos que não apresentam folhetos germinativos em seus embriões. Nos cnidários, os embriões tem apenas dois folhetos germinativos (diblásticos) e nos demais animais três (triblásticos). A nêurula é a fase do desenvolvimento embrionário em que se forma o tubo neural e a notocorda.
tipo de desenvolvimento depende da especie e pode ser de forma direta quando nascem e as características fisiológicas e morfológicas são mantidas, ou de forma indireta, quando a especie necessita passar por uma seri de transformações que mudam sua estrutura.
Entre os grupos de animais que realizam a fecundação interna, podemos destacar os mamíferos, algumas espécies de peixes e anfíbios, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A fertilização interna apresenta algumas vantagens em relação à fertilização externa.
Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.