A sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face, é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse por, pelo menos, 12 semanas consecutivas.
Quais são os sintomas da sinusite?
Como diagnosticar a sinusite A sinusite deve ser diagnosticada por um médico clínico geral ou um otorrinolaringologista. Ele fará alguns exames clínicos como o exame de garganta, ouvidos e tecidos nasais.
Diagnóstico Etiológico Pode-se utilizar testes alérgicos cutâneos (na pele) e séricos (testes sanguíneos), teste de provocação nasal e avaliação da cavidade nasal pelo exame de nasofibroscopia. A Rinite pode ser classificada inicialmente como alérgica ou não-alérgica.
O teste de alergia é realizado pelo método de puntura, onde se perfura a gota do alergeno (substância a ser testada e agente causal da alergia) colocado na pele com um puntor ou agulha. Esta puntura é bem superficial e praticamente indolor.
De uma forma geral, os principais sintomas da bronquite asmática que estão mais presentes nos pacientes são:
Um exame de sangue para alergia, também chamado de exame de sangue para IgE específica, mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Qualquer nível detectável de IgE específica indica uma sensibilização a um alérgeno específico.
O antebraço do paciente é limpo com álcool e são pingadas uma ou duas gotas dos alérgenos a serem testados. Depois, é feita uma picada leve (puntura) no local de cada gota. Se houver reação positiva (vermelhidão, inchaço) na área de alguma daquelas gotas, diz-se que a pessoa é alérgica àquela substância.
Os alérgenos podem causar uma reação alérgica quando caem sobre a pele ou os olhos ou quando são inalados, ingeridos ou injetados.
De acordo com o médico, o tratamento é baseado no uso de antialérgicos e eliminação da causa, quando identificada. Geralmente o tratamento da urticária é realizado com o uso de antialérgicos, que devem ser prescritos por um médico alergista após o diagnóstico correto.