O Sahel (do árabe ساحل, sahil, que significa "costa" ou "fronteira") é uma faixa de 500 a 700 km de largura, em média, e 5 400 km de extensão, entre o deserto do Saara, ao norte, e a savana do Sudão, ao sul; e entre o oceano Atlântico, a oeste, e ao mar Vermelho, a leste.
O Kalahari, Calaari ou Calaári são nomes dados à um deserto localizado na África Austral. Esses nomes significam basicamente "grande sede".
1 - O nome da rota de comercio que cruzava o Deserto do Saara era Rota Transaarianas, que foram muito importantes para o desenvolvimento do comércio na região. 2 - O principal metal comercializado pelos reinos africanos foi o ouro e logo em seguida podemos dizer que em segundo lugar fica a prata.
No século XIX, um arqueólogo alemão chamado Ferdinand Von Richthofen estabeleceu o nome de uma das mais famosas rotas comerciais e religiosas de todos os tempos, a chamada Rota da Seda.
As mercadorias mais importantes e mais antigas comercializadas nos centros urbanos do Sahel foram: o escravo, o ouro, o sal e a noz-de-cola./span>
Entre os principais produtos comercializados estavam o sal, tecidos, cavalos, tâmaras, escravos e ouro.
O rei e a aristocracia dominante controlavam as rotas comerciais, principalmente, aquela que trocava o sal, do Saara, pelo ouro da floresta do litoral. Mali é uma continuação do reino de Ghana, sua capital Tombuctu caracterizou-se por ser um importante centro cultural e religioso.
Da mesma forma que o Mar Mediterrâneo era o centro comercial entre Europa e Ásia Menor no período medieval, o deserto do Saara, por meio das caravanas de camelos, tornou-se o principal canal de escoamento de artigos variados, como ouro, marfim, cereais, escravos, diversas especiarias e sal.
Povos do Deserto do Saara
Eles servem como ponto estratégico de descanso e abastecimento de água para as populações nômades que habitam o deserto, assim como para os comerciantes que cruzam este bioma seguindo as rotas comerciais como os beduínos e tuaregues da África, que utilizam os oásis do deserto do Saara há mais de três milênios.
O oásis surge quando, em uma determinada região do deserto, o lençol freático está mais próximo à superfície. Um dos principais motivos para a água aparecer é o desgaste do solo causado pelo vento. As fortes ventanias podem mover até 260 milhões de toneladas de areia por ano./span>
O oásis é considerado uma porção de água isolada encontrada no meio dos desertos. Sua importância decorre da função estratégica de descanso e do abastecimento de água às rotas de comércio e caravanas que cruzam os desertos. .../span>
Um oásis é uma área isolada de vegetação em um deserto, tipicamente vizinho a uma nascente de água doce. O local de um oásis tem sido de importância crítica para rotas de comércio e caravanas nas áreas desérticas. Caravanas devem mudar de oásis de acordo com a necessidade de água ou comida.
Um oásis é uma área isolada de vegetação no deserto,vizinho de uma nascente de água doce. O oásis é uma área fértil número região de deserto árido. A água subterrânea corre sobre a superfície da terra até os desertos,onde a chuva e rara e quem escava acaba por chegar em um lençol freático./span>
Civilização egípcia desenvolveu-se a volta do Nilo, um oásis no meio do deserto do Saara, que propiciou a fixação do homem com água e solos férteis (devido às enchentes). ... O rio Nilo, tinha tão grande importância para os egípcios, que era considerado como um deus, com o nome Hapi.
Cave o chão: leitos de rios secos podem esconder reservas de hidratação em forma de areia úmida. Se não encontrar nada após cavar pelo menos 30 centímetros, tente em locais um pouco mais à frente. Mesmo um rio que secou há muito tempo pode abrigar um pouco de umidade./span>
A água subterrânea desta região sedimentar infiltrou de outro período geológico e possui da ordem de 150.
A água subterrânea desta região sedimentar infiltrou de outro período geológico e possui da ordem de 150.