crossorigin="anonymous">
1 Fazer apresentação oral ou por escrito sobre algum tema de forma organizada e completa; discorrer, discursar: “Ricardo aprumou-se na cadeira, olhou um pouco a moça e continuou a dissertar sobre a modinha” ( LB2 ) . 2 Fazer trabalho ou dissertação por escrito.
Significado de Descrever verbo transitivo direto e pronominal Fazer a descrição oral ou escrita de (algo, alguém ou si próprio): o professor descrevia o livro; descrevia-se com presunção. ... verbo transitivo direto Fazer o desenho de; criar de maneira gráfica; desenhar: descreveu a figura geométrica.
Significado de Sistemático adjetivo Que se refere a um sistema, ao modo ou método de formar um todo organizado. Que contém método; em que há organização: teoria sistemática.
Significado de Argumentar verbo transitivo indireto Concluir partindo de um fato, razão, circunstância etc.: argumentava com suas teorias. ... verbo transitivo direto Demonstrar um conjunto de argumentos, ideias, pontos de vista sobre um determinado assunto ou tópico: argumentar a defesa de outrem.
Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. ... Eis um exemplo de argumentação: A violência é uma conduta aprendida, e nossa cultura é uma eficiente professora.
Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário.
Dicas para fazer uma boa argumentação
Argumentar significa apresentar fatos, ideias, razões lógicas, que comprovem uma afirmação ou tese. O objetivo da argumentação é levar o leitor a seguir sua linha de raciocínio e a concordar com ela.
8 Dicas para ganhar uma argumentação!
O site Business Insider listou sete estratégias comprovadas pela ciência que irão ajudar na sua próxima discussão.
Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.
Uma falácia é um mau argumento que não pode ser reparado. As pessoas gostam das falácias com rótulos em latim, que soam poderosas, e supostamente são usadas por advogados, ou podem ser usadas para impressionar o oponente.
A consequência de argumentos falaciosos, propositalmente, é a manipulação de pessoas. ... Por outro lado, a consequência de argumentos falaciosos, sem a intenção, por ignorância, revela pouco domínio do assunto daquele que fala, o que gera decredibilidade.
As palavras, “por isso”, “porque”, “normalmente” e “consequentemente” separam as premissas a partir da conclusão de um argumento, mas isto não é necessariamente assim. Exemplo: “Sócrates é um homem e todos os homens são mortais, logo, Sócrates é mortal”.
Raciocínio é um modo de pensar, de chegar a uma conclusão. Argumento é um fato que comprove o raciocínio.
substantivo masculino Faculdade, ação ou maneira de raciocinar: falhou seu raciocínio. Concatenação de proposições deduzidas umas das outras para chegar a uma demonstração: seguir um raciocínio.
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.
Argumentação por raciocínio lógico A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.
A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.
Argumento conjuntivo Os argumentos conjuntivos são aqueles em que ocorre a conjunção “e” em alguma das premissas. Veja um exemplo: ... PREMISSA 2: José é padre.
Argumento por causa e consequência Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
As relações de causa e consequência podem ser utilizadas em apenas um parágrafo (como no exemplo acima) ou nos dois parágrafos do desenvolvimento. Neste caso, um dos parágrafos apresentaria a causa e o outro, a consequência.
Então, conheça agora 6 tipos de argumentos para usar em seu texto!
TIPOS DE ARGUMENTOS
A justificação externa é composta por regras e formas de argumento classificadas em seis grupos por Alexy: (1) interpretação; (2) argumentação dogmática; (3) uso de precedentes; (4) argumentação geral prática; (5) argumentação empírica; (6) e formas especiais de argumentos jurídicos.
Tipos de argumento
Estratégias argumentativas: 5 opções e como utilizá-las
Para a professora, o ideal ao se desenvolver uma analogia é as utilizar áreas do conhecimento que tenham conexão: "por exemplo, se o tema da redação pertencer à área médica, não vejo problema em o aluno construir uma analogia com a dinâmica do corpo humano ou com o comportamento de um vírus."
Os conectivos para redação são os grandes responsáveis pela chamada coesão, um tópico fundamental para que o leitor compreenda bem a relação de sentido entre as partes do seu texto....Alguns exemplos são:
Uma ótima forma dentre variados tipos de argumentação TCC – argumentar com citação, é inserir citações logo abaixo o tópico frasal, que nada mais é do que a tese em si do aluno, a base de todo o TCC. Isso é muito importante para que seja possível embasar o tópico realmente, confirmando-o e mostrando a sua veracidade.