Delirium Tremens: forma grave de abstinência, geralmente iniciando-se entre 1 a 4 dias após a interrupção do uso de álcool, com duração de até 3 ou 4 dias.
Os principais sintomas que indicam delirium são:
A causa reversível mais frequente de delirium é a utilização de drogas. Em pessoas mais jovens, o uso de drogas ilegais e a intoxicação aguda com álcool são causas comuns. Nos idosos, a causa mais frequente são os medicamentos prescritos.
Delirium. É uma síndrome cerebral de origem orgânica, cujo sintoma fundamental consiste de um comprometimento da consciência, geralmente em associação com comprometimentos globais das funções cognitivas, que ocorre de forma aguda, com curso breve e flutuante (e melhora rápida) quando a causa é eliminada.
A presença de delirium é um sinal de prognóstico ruim, indicando aumento da morbimortalidade associada ao quadro subjacente....Exames úteis para rastreio da causa subjacente:
O delirium agudo pode ser de dois tipos: o hipoativo e o hiperativo. Em primeiro lugar, temos o hipoativo no qual predomina o rebaixamento do nível de consciência que varia de sonolência excessiva até o estupor e coma.
O delirium pode provocar ilusões e alucinações, mas há a possibilidade de o paciente ficar apático, meio grogue. Já a demência é progressiva, embora o indivíduo esteja lúcido. Vale lembrar que a Doença de Alzheimer responde por 60% dos casos de demência.
Quando esses sintomas de alucinações ou delírios aparecem, tentar iniciar uma explicação “racional” pode gerar conflito.
O tratamento do delírio depende da sua causa, sendo, geralmente, necessário o uso de medicamentos antipsicóticos, como Haloperidol ou Quetiapina, por exemplo, antidepressivos ou tranquilizantes, de acordo com cada caso, que são indicados pelo psiquiatra.
Entenda o que é o surto psicótico
Alguns dos sintomas iniciais de esquizofrenia incluem: