A derivação regressiva é um tipo de derivação que ocorre por meio da supressão da palavra primitiva, gerando uma derivada. As palavras derivadas são criadas a partir de palavras primitivas, por exemplo: flor (primitiva) e florista (derivada).
A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.
A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.
Ocorre a derivação regressiva quando se reduz a palavra primitiva. É esse processo que produz os substantivos deverbais, que são substantivos derivados a partir de verbos, pela eliminação da desinência verbal e acréscimo das vogais temáticas nominais –a, -o ou –e ao radical verbal.
A palavra "sarampo" é formada por derivação regressiva pois derivou de "sarampão" e foi reduzida.
A derivação imprópria, também chamada de conversão, é um tipo de derivação que acontece pela mudança de classe gramatical da palavra. Ou seja, a formação de uma nova palavra é obtida pela mudança da função gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, etc.) na frase.
adjetivo Que não é apropriado; que tende a ser inadequado; descabido. Que não pode ser utilizado para determinado propósito; inadequado. Que é inconveniente; inoportuno. Sem decoro; que ofende os bons costumes; indecente: modo de agir impróprio.
rovados nos testes de redação e no ditado.