A única solução eficaz para o prolapso retal em adultos, principalmente se for frequente, é o tratamento cirúrgico para prolapso retal, que consiste na retirada de uma parte do reto e na fixação do mesmo ao osso sacro por via perineal ou abdominal.
A origem do problema. As principais causas do prolapso genital são a gravidez (o peso da barriga aumenta a pressão nessa região do abdômen) e o parto vaginal, especialmente nos casos em que não há acompanhamento obstétrico adequado.
No prolapso dos órgãos pélvicos, a vagina e os órgãos adjacentes, uretra, bexiga, recto, intestino, saem da sua normal posição por fraqueza ou flacidez dos tecidos de suporte da região pélvica. A consequência é a protusão destes órgãos empurrando a parede vaginal, causando uma “tumefacção”.
Na medicina, o prolapso é uma condição em que os órgãos caem ou deslizam para fora do lugar. É usado para órgãos que se projetam através da vagina ou do reto ou para o desalinhamento das válvulas do coração. O prolapso literalmente significa "cair fora do lugar", do latim prolabi que significa "deslize".
O prolapso da válvula mitral é um distúrbio em que as abas da válvula (cúspides) sofrem prolapso para o átrio esquerdo quando o ventrículo esquerdo se contrai, às vezes permitindo o vazamento (regurgitação) de sangue para o átrio. Às vezes, o prolapso da válvula mitral é causado por fraqueza no tecido da válvula.
Os principais sintomas que podem ser indicativos de prolapso da válvula mitral são dor no peito, palpitações, fraqueza e falta de ar após o esforço, dormência nos membros e dificuldade para respirar na posição deitada. Conheça outros sintomas do prolapso da válvula mitral.
A estenose mitral corresponde ao espessamento e calcificação da válvula mitral, resultando no estreitamento da abertura que permite a passagem de sangue do átrio para o ventrículo. A válvula mitral, também conhecida como valva bicúspide, é uma estrutura cardíaca que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo.
O prolapso da válvula mitral, portanto, é uma doença caracterizada pelo desalinhamento dessa válvula do coração, impedindo que ela cumpra seu papel: deixar passar o sangue na direção do ventrículo esquerdo e não permitir seu retorno ou refluxo ao átrio.
A insuficiência mitral, também chamada de regurgitação mitral, acontece quando existe um defeito na válvula mitral, que é uma estrutura do coração que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo.
E a válvula mitral é aquela que fica dentro do coração separando átrio de ventrículo, à esquerda. O coração tem duas metades, a metade esquerda e a metade direita. A metade direita é aquela que recebe o sangue que vem dos órgãos e manda para o pulmão, para ser oxigenado.
Válvula mitral, valva mitral, válvula bicúspide ou valva atrioventricular esquerda é a valva cardíaca que separa o átrio esquerdo (aurícula esquerda) do ventrículo esquerdo, impedindo que o sangue recue para a aurícula após ser bombeado desta para o ventrículo.