adjetivo Que se consegue recatar; que possui pudor; pudico: indivíduo recatado; comportamentos recatados. Que demonstra modéstia; que é simples; modesto. Que está repleto de prudência; prudente: ele é recatado no trânsito. Que não gosta de aparecer público; que não possui nem demonstra ostentação; disfarçado.
Significado de Pudor substantivo masculino Sentimento de vergonha; sensação de mal-estar e de timidez provocadas pelo que se opõe aos bons costumes, à inocência. ... Etimologia (origem da palavra pudor).
O recatada e o 'do lar' vêm de encontro ao 'bela' para formar a imagem de mulher perfeita, que sabe se colocar no lugar dela e é submissa ao marido. É aquela velha história de que atrás de um grande homem sempre há uma mulher.
adjetivo Fotografado, reproduzido pela pintura. Espelhado, refletido. Descrito com exatidão. Etimologia (origem da palavra retratado).
Significado de Nota substantivo feminino Indicação curta para lembrar alguma coisa; marca. Comentário sucinto; esclarecimento. Apontamentos que se tomam acerca de um assunto sobre o qual se vai discorrer ou escrever.
Emitir nota fiscal significa usar um programa certificado pela Receita Federal para criar esse documento comprobatório de uma transação.
Tomar nota é o mesmo que fazer anotações. Deve ser anotado o mais importante.
Apontamento para se lembrar de algo: 2 lembrete, apontamento, anotação, bilhete, assentamento. Observação sobre uma parte de um texto: 3 atenção, apostila, aviso, comentário, glosa, observação, reparo.
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
As palavras homônimas são classificadas em: Homógrafas: são palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).
Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.