As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Paulista: A herança da cultura africana é um traço muito forte nas danças consideradas típicas em terras paulistas.
As danças brasileiras são uma junção de culturas: europeia, árabe e africana, unidas às manifestações características do país. São de diferentes períodos e muito difundidas pelo país. Alguns exemplos são Maneiro-pau, Caninha Verde, Bumba meu boi, Frevo, dentre outros.
Principais danças folclóricas do Brasil
Danças populares são danças inerentes a culturas populares, aos diferentes povos. Isto é, cada cultura desenvolve um aparato sistêmico que a caracteriza de acordo com suas influências de vida passadas de geração em geração.
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Trata-se, portanto, de um conjunto de fatores que compõem uma sociedade, como por exemplo, saberes, crenças, costumes e tradições de determinado povo. ...
As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.
Dançar quadrilha: aprenda 9 comandos básicos e faça bonito!
Passos de quadrilha
27 Passos de quadrilha para Festa junina
1. As pessoas dançam pois é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Benefícios da dança para o corpo