Dentre as organelas celulares com papel essencial na digestão intracelular estão os lisossomos. ... Desta maneira, os lisossomos e suas enzimas lisossomais processam a digestão intracelular propriamente dita, reduzindo-se macromoléculas a componentes básicos aproveitáveis pela célula.
Os lisossomos são responsáveis pela digestão intracelular. As bolsas, com partículas, formadas pela fagocitose e pinocitose, fundem-se aos lisossomos dando origem aos vacúolos digestivos, onde ocorrerá a digestão intracelular. ... O vacúolo contendo os resíduos passa a se chamar vacúolo residual.
a) O processo representado na figura 1 é uma exocitase (clasmocitose) e na figura 2 é uma endocitose (fagocitose ou pinocitose).
Transporte em Bloco Podem ser por Endocitose ou Exocitose: Endocitose: transporte em quantidade de substâncias para o interior da célula. Pode ocorrer por fagocitose, quando a célula engloba partículas sólidas. E por pinocitose, quando a célula engloba partículas pequenas ou líquidas.
Transportes em bloco: quando a células transferem grande quantidade de substâncias para dentro ou para fora do meio intracelular. Esse tipo de transporte é sempre acompanhado de alterações morfológicas da célula.
Verificado por especialistas A principal função do lisossomo é a digestão intracelular, isto é, as organelas quebram partículas do exterior da célula ou até mesmo de dentro da própria célula e as digerem em seu interior. Desta forma, podemos dizer que os lisossomos participam do processo de autofagia.
Cloroplastos são organelas presentes nas células vegetais com função de realizar a fotossíntese, também possuem em seu interior um liquido chamado estroma além do DNA, RNA e ribossomos responsáveis por sintetizar proteínas e multiplicarem-se, estão presentes nas plantas e algas.