As transfusões são realizadas para aumentar a capacidade de o sangue transportar oxigênio, para restaurar o volume sanguíneo do organismo, para melhorar a imunidade ou para corrigir distúrbios de coagulação.
A hemotransfusão é a transferência de um hemocomponente ou hemoderivado de um indivíduo (doador) a outro (receptor). O incidente transfusional é qualquer intercorrência ou evento adverso que ocorra como consequência à hemotransfusão durante ou após sua administração.
A transfusão de sangue só pode ser feita quando o tipo de sangue entre o doador e o paciente é compatível e, é indicada em casos como:
Na presença de alterações graves da hemostasia, trauma múltiplo ou de sistema nervoso central, a transfusão está indicada a partir de valores inferiores a 100.
A publicação recomenda dois limites de hemoglobina que indicam transfusão: 7 g/dL em adultos hemodinamicamente estáveis, mesmo em terapia intensiva; e 8 g/dL para pacientes com doença cardiovascular ou em pré-operatório de cirurgia cardíaca ou ortopédica, sendo o alvo limite de hemoglobina de 10 g/dL.