Este tipo de corrimento branco é natural quando não possui cheiro. Ele pode indicar lubrificação vaginal e não é um problema, mas se houver mudança de cor ou de odor, pode ser uma infecção.
Corrimentos vaginais não tratados podem levar à infecção do colo do útero, com comprometimento das tubas uterinas e até dos ovários. Casos graves podem levar à infecção generalizada, além de comprometer a fertilidade da mulher.
– A progesterona é outro hormônio que pode fazer parte do tratamento. A progesterona age contra a liberação do estrogênio, hormônio que promove o crescimento do endométrio. A progesterona pode ser recomendada para mulheres que não obtêm alívio da dor ou não podem tomar uma pílula anticoncepcional.
O uso do DIU (dispositivo intrauterino) hormonal Mirena como opção de tratamento para endometriose proporciona uma dose diária de cerca de 20mcg de progesterona, a levonorgestrel. As pílulas anticoncepcionais com levonorgestrel contêm uma dose diária de 90mcg a 150mcg.
Pílulas anticoncepcionais Compostas por progesterona e estrogênio, são muito eficazes como tratamento da endometriose.
Evite café, frituras, carnes vermelhas e alimentos processados. Além de se alimentar com os alimentos recomendados acima, também é necessário fazer uma reeducação alimentar, cortando (ou ao menos diminuindo) o consumo de alimentos que agravam o quadro de endometriose.