Um avião Airbus A320 com 155 passageiros a bordo realizava um pouso controlado nas águas frias do rio Hudson, em Nova York (EUA). Minutos após a decolagem, a aeronave perdia os dois motores ao colidir com pássaros e ficaria incapaz de pousar em qualquer aeroporto.
AERO - Por Trás da Aviação - O AVIÃO QUE POUSOU NO RIO HUDSON EM NOVA YORK – Voo 1549 do Sully Parte 2 | Facebook.
A aeronave estava coberta por gelo e foi usado um guindaste para a remoção. Na última quinta-feira, o piloto Chelsey Sullenberger teve de fazer um pouso forçado nas águas do rio após colidir com aves logo após a decolagem do aeroporto La Guardia.
Foi condecorado como herói nacional nos Estados Unidos, após efetuar um pouso forçado bem sucedido no rio Hudson, durante uma emergência no voo US Airways 1549, em Nova Iorque no dia 15 de janeiro de 2009. Durante a decolagem, a aeronave sofreu um birdstrike (colisão com aves), ficando sem potência nos motores.
O rio Hudson (em inglês: Hudson River) é um rio 507 km que flui de norte a sul, principalmente através do leste Nova Iorque nos Estados Unidos.
Um hidroavião puro apenas pode decolar e pousar na água. As aeronaves que podem decolar e pousar tanto na água como em terra são, mais apropriadamente, designadas por "aviões anfíbios".
Bimotores e aviões menores devem estar a 1.
Por suas características, se enquadra na legislação vigente sobre ultraleves. Tal como no helicóptero, sua sustentação em voo é fornecida por asas rotativas, mas, ao contrário destes, a propulsão é fornecida por um motopropulsor convencional, por isso decola tal como um avião e não verticalmente.
_Por que em alguns casos se joga água em um avião que está chegando no aeroporto? Calma, não é nenhum processo para matar germes. É simplesmente uma espécie de batismo para alguma ocasião especial, e a tradição vem de loooonge…. assistam.
Para transportar líquidos, é necessário ficar atento ao tamanho dos recipientes, em voos nacionais, pode-se transportar até 5 volumes de até 1 litro cada e em voos internacionais, o limite total é um litro distribuído em frascos de no máximo 100ml.
Então tente se manter calmo para não passar mal, afinal você está a bordo do meio de transporte mais seguro que existe! Se ainda assim se sentir mal, use os saquinhos plásticos (vulgo “saco de vômito”) que se encontra no bolso na frente do seu assento.
O que não deve nem pode ser retirado de uma aeronave são os itens de segurança, como os folhetos, máscaras, coletes salva-vidas, extintores, lanternas, etc. Nada é justificável, quando pode comprometer a segurança de um voo.
9 coisas gratuitas que você pode pedir durante um voo
O que não pode levar na bagagem de mão?
Você não poderá levar alicate, tesoura ou qualquer outro artefato cortante ou pontiagudo na bagagem de mão já que podem oferecer algum risco aos demais passageiros. Para que o transporte possa ocorrer, é necessário que a companhia aérea seja avisada com antecedência, pois há um limite de carga viva por voo.
Todos podem levar uma bagagem de mão, que deve ter, no máximo, 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura) e 10 kg, e um item pessoal, como uma bolsa, um notebook, tablet ou sacola de produtos comprados no free shop.
Ao viajar com a GOL Linhas Aéreas, você pode viajar com 1 mala de mão (dentro das medidas estipuladas pela companhia) e 1 item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho, uma mochila de notebook, dentre outros itens semelhantes.
Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a princípio não há limitação da quantidade de ml. Quanto a bebidas alcoólicas, há regras específicas.
Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode pesar mais do que 300 gr ou ter capacidade maior do que 300 ml. Já em voos internacionais, quaisquer líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml.
NÃO PODE ser elevado na bagagem de mão Quaisquer substância líquida com mais de 100ml, lembre-se isso inclui shampoo de lentes no tamanho grande. Produtos em pó (esta é uma regra exclusiva para quem está viajando para os Estados Unidos), não se pode levar produtos em pó com mais de 350ml (12oz) na bagagem de mão.
Cosméticos (shampoos, condicionadores): não há restrições para esses ou outros líquidos na bagagem de mão voo nacional, Bebidas alcoólicas: pode-se carregar até cinco unidades de até 1 L, com percentual de álcool abaixo de 70% e na embalagem original, caso contrário, o produto é descartado.
Mas como eu vou fazer então se eu preciso levar muito shampoo, condicionador, creme e afins? Simples, basta você colocar na mala que será despachada. Nessa mala não há restrição para a quantidade de 100ml, você pode levar o quanto quiser no tamanho que quiser.
É permitido levar nitrogênio líquido na bagagem de mão e despachada, mas as malas devem ser ventiladas.