Funções do Sistema Muscular
O sistema musculoesquelético dá forma, estabilidade e movimento ao corpo humano. Ele é constituído pelos ossos (que formam o esqueleto), músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo.
Os músculossão constituídos de duas partes: o ventre muscular e os tendões. O ventre muscular é a parte carnosa da musculatura e, é responsável pela contração muscular, que, como já vimos, é o que produz os movimentos e movem os pesos que carregamos.
Um músculo esquelético típico possui uma porção média ou central e extremidades. A porção média é o ventre muscular (vulgarmente chamado carne) onde há predomínio de fibras musculares, sendo a parte ativa ou contrátil do músculo. As extremidades são cilíndricas ou em forma de fita, chamadas de tendões.
As miofibrilas são constituídas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas sarcômeros. A distribuição dos filamentos de actina e miosina varia ao longo do sarcômero. As faixas mais extremas e mais claras do sarcômero, chamadas banda I, contêm apenas filamentos de actina.
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal. Por isso, em muitos animais o tecido muscular é o mais abundante. As células do tecido muscular são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos.
O tecido muscular apresenta células com capacidade de contração, sendo também chamadas de fibras musculares. Essas células, ou fibras, são alongadas e apresentam grande quantidade de filamentos de proteínas contráteis, como actina e miosina. Algumas estruturas das células musculares têm denominações específicas.
A contração muscular permite um desempenho de força de um músculo através da ativação de apenas uma Unidade Motora ou de várias simultaneamente, variando o nível de força através de mecanismos como: número de Unidades Motoras ativadas e taxa de disparo nas Unidades Motoras já ativadas.
Segundo a publicação, os cabos de fibra óptica devem ser identificados como CFOAC-X-W-Z-CA-K.
A fibra multimodo tem uma distância máxima muito menor que a fibra monomodo, o que a torna uma boa escolha para aplicações locais. A fibra monomodo pode chegar a 40 km ou mais sem prejudicar o sinal, tornando-a ideal para aplicações de longa distância.
Os cabos simplex contêm uma fibra de buffer apertado (com uma cobertura buffer de 900 micrômetros acima do revestimento buffer primário), com elementos de resistência Kevlar (fibra de aramida) e uma jaqueta para uso no interior.
A fibra óptica é usada para transmitir energia luminosa por longas distâncias. A fibra óptica é composta por filamentos finos e transparentes de vidro ou plástico de qualidade óptica que podem ser tão finos quanto um fio de cabelo.
100 quilômetros
Muitos condomínios já optaram pela substituição de redes de cobre trançado pelos cabos de fibras ópticas, tendo como principais motivadores o ganho de eficiência, segurança, maior potência de sinal ao transmitir grandes volumes em longas distâncias e maior rapidez.
A fibra óptica não é transportada via material metálico e não sofre as mesmas interferências e perdas pelo meio do caminho até o receptor, pois é transmitida por um material que conduz bem a luz, o vidro. Esse detalhe garante uma internet muito mais veloz e estável.
Os cabos de fibra óptica são feitos de vidro ultrapuro envolvido com duas camadas de plástico bem flexível, uma de refração e outra de revestimento. Esses cabos são finos como um fio de cabelo humano. ... A luz que atravessa o cabo trazendo informações é refletida no interior da fibra óptica com mais rapidez e qualidade.
Os cabos devem passar por canais suficientemente estreitos para que eles não sejam pressionados. Entretanto, devem ficar fixados para evitar danos físicos que possam prejudicar o envio e o recebimento de informações. Já os suportes aéreos, caso utilizados, devem ser aplicados a cada 91cm para evitar falhas na conexão.