A distensão das paredes do intestino grosso pelo bolo fecal estimula terminações nervosas, e a partir daí são enviados estímulos nervosos aferentes que se propagam pelo plexo mioentérico. Isso desencadeia aumento das ondas peristálticas do cólon descendente, sigmoide e reto.
O sistema digestivo humano tem três esfíncteres impor- tantes: o esfíncter esofágico, o esfíncter anal e o esfíncter pilórico, que faz comunicação entre o estômago e o duodeno. Estes esfíncteres auxiliam no controle do fluxo do bolo alimentar que trafega pelo TGI.
A atividade elétrica do trato gastrintestinal vem a ser dependente de vários fatores entre eles, a saber: potencial de membrana em repouso do miócito; de sua capacidade de despolarização espontânea; da capacidade da célula comunicar-se com outra; e do controle extrínseco e intrínseco.
A célula G é estimulada a produzir gastrina por meio de estímulos cefálicos (extrínsecos) e quando há presença de alimento no estômago (distensão do estômago e aumento da concentração de proteínas no seu conteúdo interno; intrínsecos). Por outro lado, essas células são inibidas com o abaixamento do pH estomacal.
O sistema gastrintestinal é regulado em dois níveis. Um nível de controle é exercido pelos sistemas nervoso central extrínseco e endócrino. ... Esse sistema permite que o Sistema GI tenha autonomia na regulação de suas funções, como a quantidade e o tipo de alimento contido no lúmen.
Nos casos que a infertilidade masculina apresenta sinais, eles são:
Por definição a azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen. Ela pode ocorrer por obstrução dos canais (como na vasectomia), ou por redução drástica (ou mesmo falta) de produção dos espermatozoides.