A psoríase nas unhas, também chamada de psoríase ungueal, acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, gerando sinais como unhas onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas brancas ou marrom.
Leito ungueal é a parte abaixo das unhas das mãos e dos pés. Estão expostos a infecções. A causa mais comum da doença ungueal é a infecção, que é causada principalmente por fungos (onicomicose) e, com menor frequência, por bactérias.
A síndrome da unha esverdeada é causada por uma infecção por espécies de Pseudomonas. Ela geralmente surge em pessoas que têm onicólise (separação parcial entre o leito ungueal e a placa ungueal ou perda da placa ungueal) ou paroníquia crônica e cujas mãos ficam frequentemente na água ou expostas a agentes irritantes.
Basta mergulhar as unhas em uma mistura de vinagre com água quente (a medida é de um para dois) e deixar agindo de 15 a 20 minutos. Se a situação estiver mais crítica, não deixe de procurar um médico!
Classificação clínica
Fungos nas unhas Se a técnica for aplicada corretamente com produtos de qualidade, ferramentas de manicure esterilizados e asseio no manuseio os fungos não aparecem. Os fungos podem aparecer ao deixar espaços entre a unha natural e a de gel causando acúmulo de umidade entre as camadas.
A micose de unha pode ser tratada com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.
Faz mal colocar unhas de gel? As unhas de gel quando são bem aplicadas não fazem mal à saúde porque não danificam as unhas naturais e são ideais para quem possui unhas fracas e quebradiças. Além disso, pode até ser a solução para quem tem o hábito de roer as unhas, porque o gel funciona como uma capa protetora.