A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.
Na concepção vigotskiana, a cultura objetiva-se nos signos ou instrumentos culturais, dispostos sob a forma de instrumento cultural material e instrumento psicológico, como é o caso da linguagem. ... Logo, para Vigotski, a cultura é um produto da vida social e, ao mesmo tempo, da atividade social do homem.
A psicologia sócio-histórica surgiu no início do século XX, na União Soviética e tornou-se uma alternativa na Psicologia atual. Ela toma como base a psicologia de Vygotsky, que admirava Marx e era oposto a Freud. Essa teoria tem como meta a superação de algumas certezas que a Psicologia produziu desde Wndt.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento mental é marcado pela interiorização das funções psicológicas. ... Um dos conceitos fundamentais da psicologia sócio-histórica é o de mediação, ou seja, do “processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação” (Oliveira, 1993:26).