O aglutinogênio é uma substância antigênica que estimula a formação de uma aglutinina específica. A aglutinina funciona como anticorpo que pode provocar a aglutinação de células quando identificadas como antígeno. O termo aglutinogênio é usado principalmente para os antígenos do sistema sanguíneo humano.
Como um indivíduo pode conter ou não antígenos em suas hemácias, o processo de aglutinação ocorrerá quando o sangue do doador tenha um antígeno que não esteja presente no sangue do receptor. Neste caso, o sistema imune reconhecerá esse corpo estranho e reagirá, aglutinando as hemácias, podendo levar a morte.
Os aglutinogênios são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo, são antígenos encontrados nas hemáceas. E as aglutininas são anticorpos do plasma sanguíneo e estão presentes no plasma sanguíneo. Espero ter ajudado a você e futuras pessoas que podem precisar disto.
Os aglutinogênios são substâncias encontradas na membrana plasmática das hemácias, enquanto as aglutininas são anticorpos presentes no plasma sanguíneo que atuam contra determinados aglutinogênios. Existem dois tipos de aglutinogênios, o A e o B.