A espectrina, por exemplo, é a proteína extrínseca responsável pelo formato bicôncavo dos eritrócitos. E – Glicoproteína: associação entre carboidratos e proteínas de membrana; ... As glicoproteínas e glicolipídios são marcadores responsáveis pela determinação dos grupos sanguíneos.
As proteínas integrais são aquelas que atravessam a camada bilipídica, estão fortemente associadas ao transporte de moléculas, servindo como proteínas carreadoras. Já as proteínas periféricas, estão presentes no interior da bicamada lipídica, não apresentando uma função aparente.
O glicocálix (do grego glykys = açúcar, e do latim = calyx = envoltório), é um revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários.
As células de animais são envoltas por uma camada de carboidratos ligados a proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios), o glicocálix, ou glicocálice. Essa estrutura se encontra na parte externa da membrana plasmática e é proveniente do complexo de Golgi.
A célula produz expansões da membrana plasmática (pseudópodes) que envolvem as partículas e as englobam. Primeiramente, a partícula fica em uma bolsa que recebe o nome de fagossomo.
No caso podemos afirmar que os pseudópodes são formados pela membrana e pelo citoplasma dos animais. ... Nesse quesito, essas estruturas estão presente em animais de menor complexidades como por exemplo as amebas. Essas estruturas possuem esse nome tendo em vista que servem para locomoção e visualmente se parecem com pés.
DNA nuclear é a etrutura responsável pela hereditariedade. O lisossomo é é capaz de digerir e destruir organelas da própria celula.
Pseudópode é uma projeção temporária da célula utilizada para locomoção e captação de alimentos.