A assistência de enfermagem ao paciente no período trans-operatório é relativa ao desenvolvimento das ações de enfermagem já planejadas e implementadas desde a recepção do paciente na unidade de centro cirúrgico até a saída deste para a sala de recuperação pós anestésica.
O enfermeiro perioperatório avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. A sua missão é cuidar da pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia.
Enfermeiro de Centro Cirúrgico Ele é responsável por preparar o paciente e explicar os procedimentos que serão realizados. Também coleta materiais para exame, controla a alimentação, faz a higiene do paciente, aplica medicação, observa os sinais e sintomas e registra tudo no prontuário médico.
R$ 4.
Sendo assim, os principais componentes de um Centro Cirúrgico são: recursos materiais, humanos e espaço físico. parede, piso, banheiro, janelas e portas.
Setor destinado ao atendimento pré e pós-operatório, ou seja, recebem os pacientes que irão fazer a cirurgia, realizando o preparo, e também aos pacientes que vêm da cirurgia.
Evitar cruzar materiais infectados com os limpos e/ou estéreis; Realizar a guarda de materiais estéreis ou limpos em local próprio livre de umidade e com invólucros fechados; Instalar cateteres periféricos bem como centrais obedecendo às técnicas assépticas, dentre outras medidas.