A Europa vive um período de transformações no século XVII e XVIII. As revoluções inglesas, o iluminismo, a revolução francesa e a era napoleônica aconteceram nessa época.
Na história da ciência, chama-se Revolução da Científica ao período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII. As causas principais da revolução podem ser resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo. ...
A Revolução Científica tem como características principais o avanço da medicina com a dissecação de cadáveres, agora saberiam a causa da morte das pessoas, o que foi um grande salto, ainda mais para aquele tempo.
Temos as contribuições de Copérnico, Bacon, Descartes, Galileu e outros indivíduos que compuseram as bases do fundamento científico de caráter experimental, ou seja, o novo método científico do século XVII era majoritariamente experimental, e isso quer dizer que dava-se não na teorização descomprometida, mas na ...
Essa concepção de ciência começou a ser elaborada desde o fim da Idade Média, mas só atingiu sua primeira configuração sólida no século XVII, principalmente com Galileu Galilei. Esse momento da história do pensamento científico é chamado por alguns pesquisadores de Revolução Científica do século XVII.
Entre os grandes nomes do período que deram suas contribuições para o avanço da ciência estão: Isaac Newton, Galileu Galilei, René Descartes, Francis Bacon, Nicolau Copérnico, Louis Pasteur e Francesco Redi.
O método cartesiano (de Descartes) deu um "start" ao conhecimento científico. A ciência busca a objetividade: sujeito x objeto. ... O conhecimento científico propiciou o rompimento com a filosofia (que se deu com Kant), ficando a filosofia no papel de crítica à ciência.
As ideias científicas do século XVII estavam de modo geral,muito ligadas aos preconceitos religiosos da época. ... Isso mudou quando teve inicio na Europa um movimento de pensadores e cientistas constrários a essa ideia. Para eles,as luzes da razão e a ciência deveriam triunfar sobre a ignorancia e o misticismo.
Entre as tendencias que marcaram fortemente o pensamento filosófico, encontramos o cientificismo e sua relação com a razão e o conhecimento.
Entre as tendencias que marcaram fortemente o pensamento filosofico . encontramos o cientificismo e sua relação com a razao e o conhecimento após valorização das ideias cristãos e a busca divina para a compreensao da natureza.
Segundo ele, todo o conhecimento era proveniente da experiência. Com isso, o pensamento humano estaria pautado nas ideias de sensações e reflexão onde a mente seria uma "tábula rasa" no momento do nascimento. Assim, as ideias são adquiridas ao longo da vida a partir de nossas experiências.
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.