A Livre Constituição de Associações permite ao povo brasileiro criar associações sem a obrigação de pedir autorização do Estado e sem que ele possa interferir em seu funcionamento.
Anonimato. Outro limite da liberdade de manifestação do pensamento, explicitado no inciso IV, é o impedimento do anonimato. Expressar opiniões e ideias não podem ser atos anônimos porque as consequências dessas manifestações devem recair sobre o autor, sendo obrigatória sua identificação.
Este corresponde à vedação do anonimato. Isto significa dizer que aquele que manifestar seu pensamento deve identificar-se. Tal necessidade decorre da possível responsabilização na órbita jurídica, que pode advir do exercício da liberdade de pensamento.
Base Constitucional da Autonomia do Médico e do Paciente Já no inciso IV, do artigo 5º da Constituição Federal garante que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
A princípio, o direito de locomoção é garantido no art. 5º, XV, que prevê: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens". O direito, contudo, não é absoluto.
fundamentais expressas na CF. É livre a manifestação de pensamento, assim como é permitido o anonimato nos meios de comunicação, o que abrange matérias jornalísticas e notícias televisivas.
“É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”
No contexto da referida lei, as atividades intelectuais são aquelas que possuem natureza científica, literária ou artística. Este tipo de atividade não pode ser sociedade empresária, apenas sociedade simples, prevista nos artigos 997 e seguintes do Código Civil.
Entre nós, a liberdade artística está assegurada na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º, IX, que prescreve ser “livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”[6].
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém.
Existem três tipos de liberdade :
Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; ... VI - participar da vida política, na forma da lei; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.
Liberdade Física é o poder de ir e vir sem qualquer obstáculo como a liberdade de dispor do meu corpo e do meu belo prazer, é poder ir a onde desejar, de poder pular deitar, de se manter em uma prisão, Mas a única Liberdade que temos é a de pensar, pois ninguém pode nós dizer como devemos pensar.
Resposta. Resposta: consiste na natureza racional do indivíduo e é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.
Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.
Resposta: A liberdade de opinião de expressão nos dias de hoje parece ter limites por que muitos não aceitam opinião alheia, mas eles tem que respeitar as opiniões, todos tem o direito de expressar só bastão aceitar isso.
Portanto um meio eficaz seria conscientizar a sociedade dos limites previstos por lei, além de ter a iniciativa individual de respeitar a opinião alheia e promover o debate a respeito de temas polêmicos para se chegar na melhor forma de resolver esse tema.
A liberdade de expressão nas redes sociais Contudo, esse direito deve ser exercido sem ultrapassar os limites morais, éticos e legais. Ou seja, sem ofender, difamar, caluniar e/ou injuriar, e sem citar nomes de forma pejorativa.
A liberdade de expressão é um direito magno, no que tange a Estados que adotam o sistema democrático. ... Sem dúvida, a liberdade de expressão encontra parada quando há injúria, calúnia e difamação. Aí poderia se dizer, o direito de um sujeito inicia com o de outro termina.