Francisco Gomes da Silva, dito Chalaça (Lisboa, 22 de setembro de 1791 — Lisboa, 30 de dezembro de 1852), foi um político e confidente do primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I.
Chalaça é nome associado ao Primeiro Império. Foi companheiro de farras de dom Pedro 1º antes e durante o seu apogeu no trono do Brasil. Considerá-lo um vulgar aproveitador é simplificar a história do Brasil. Ele soube gerenciar sua proximidade com o poder a tal ponto que se tornou, ele próprio, expressão do poder.
Esse era o comendador Francisco Gomes da Silva, mais conhecido como Chalaça. Amigo do peito de Dom Pedro I.
Joaquim José Inácio, Visconde de Inhaúma (Lisboa, 1 de agosto de 1808 — Rio de Janeiro, 8 de março de 1869) foi um oficial naval, político e monarquista do Império do Brasil. Nascido no Reino de Portugal, sua família se mudou para o Brasil dois anos depois.
Laurentino - O Brasil que emergiu das Margens do Ipiranga em 1822 tem a inconfundível assinatura de José Bonifácio. Foi o grande conselheiro e braço direito de D. Pedro na Proclamação da Independência.
Após a Proclamação da República a Família Imperial Brasileira foi exilada, isto é, completamente expulsa do país, não mais podendo retornar, o que ocorreu em 15 de novembro de 1889. O Imperador Dom Pedro II e todos os seus familiares foram acompanhados até o navio que os levou para a Europa.
35 anos (1798–1834)