EQST

Qual O Objeto De Estudo Do Direito Das Coisas?

Qual o objeto de estudo do Direito das Coisas?

Conteúdo do Direito das Coisas. Principal objeto do direito das coisas é o estudo da propriedade, seguindo-se: - posse; - direitos reais de uso da propriedade; - direitos reais de garantia; - locação; - alienação fiduciária; - loteamento; - financiamento para aquisição de casa própria (Lei n.

O que significa dizer que o rol de Direito reais é taxativo?

1225 do código Civil , que é taxativa em virtude do numerus clausus. O Código Civil Brasileiro elencou os direitos reais em seu art. 1225 , o qual o rol é taxativo. Far-se-á necessário dizer que a posse não está inclusa neste rol.

São direitos reais de uso e fruição?

De acordo com o artigo 1225 do Código Civil, os direitos reais de uso e fruição se dividem em cinco espécies: a superfície, as servidões, o usufruto, o uso e a habitação. ... A enfiteuse fora extinta, mas é o instituto mais semelhante à superfície, já que ambos conferem ao titular o direito de usar e usufruir um imóvel.

O que são e quais são os direitos reais de garantia?

Direito real de garantia é o direito que o titular tem de receber o pagamento de uma dívida através de um bem dado em garantia. ... São três os direitos reais de garantia: hipoteca penhor e anticrese. A validade e eficácia das garantias reais se dividem em três requisitos: subjetivos, objetivos e formais.

O que é vencimento antecipado de todas as parcelas vencidas?

O vencimento antecipado é o fenômeno contratual que antecipa a data do vencimento fixada. Assim, em determinadas circunstâncias, a dívida é considerada vencida, possibilitando ao credor exigir o cumprimento integral da obrigação.

O que é inadimplemento antecipado?

É chamado também de quebra antecipada do contrato e consiste em uma forma de extinção dos contratos por fato superveniente à sua celebração. Trata-se de uma causa de resolução antes do descumprimento contratual.

O que é Supressio no direito civil?

A ´supressio´ indica a possibilidade de supressão de uma obrigação contratual, na hipótese em que o não exercício do direito pelo credor gere no devedor a justa expectativa de que esse não exercício se prorrogará no tempo.

O que é o inadimplemento absoluto?

“Ocorre o inadimplemento absoluto quando a obrigação deixa definitivamente de ser cumprida pelo devedor, em oposição à mora, hipótese de não cumprimento da obrigação na forma, lugar ou tempo devidos (CC, art. 394). Para que haja mora, todavia, é preciso que seja possível o cumprimento, ainda que tardio, da obrigação.

Qual a diferença entre inadimplemento absoluto e mora?

A mora, em linhas gerais, é o retardamento voluntário do cumprimento da obrigação, mas, também pode ocorrer quando o cumprimento é inadequado. ... “Há inadimplemento absoluto quando o devedor não mais pode cumprir a obrigação; há mora quando a possibilidade ainda persiste”.