Corrente elétrica pode ser definida, então, como o fluxo de carga dentro de um condutor quando as extremidades apresentam diferença de potencial elétrico. ... Quando o fio condutor é ligado entre esses polos, os elétrons passam a se deslocar para o polo positivo. Isso acontece porque os sinais opostos se atraem.
A condução, como dito, ocorre pelo contato direto entre moléculas, que, ao colidirem, transferem energia cinética para suas moléculas vizinhas. Nesse tipo de transferência de calor, não há transporte de matéria. ... A diferença entre a condução e a convecção é que, nesta, há transporte de massa pelas correntes convectivas.
Metais como a prata, mostrada na figura, apresentam alta condutividade elétrica, por isso são chamados de condutores. ... A condutividade elétrica é a grandeza física que mede a capacidade inerente a algum material de transportar cargas elétricas quando sujeito a uma diferença de potencial elétrico.
Condutividade térmica (λ com a unidade W/(m•K)) descreve o transporte de energia – na forma de calor – através de um corpo, como resultado do gradiente de temperatura (veja fig. 1). De acordo com a segunda lei da termodinâmica, calor sempre flui na direção de menor temperatura.