Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
É uma forma de conjunção que funciona como o "senão", "do contrário", "aliás", etc. Denota uma relação de oposição entre as duas proposições da frase. Pode ser que o bolo fique ruim, caso contrário ele ficará muito bom.
Na frase número 1, percebe-se que a expressão “senão” carrega o significado de “a não ser”, “exceto” e, em na frase 2, a expressão “se não” trata-se da ocorrência de uma conjunção condicional (se) que carrega o significado de “caso não”, “quando não”.
Só deve ser usado quando o "se" é uma conjunção condicional (substituível por "caso") ou integrante (quando toda a expressão pode ser trocada, com a oração que ela introduz, por "isso", "isto" ou "aquilo"). Exemplos: Se não chover [caso não chova], irei encontrar meus amigos.
Quando é preposição significa uma exceção, e pode ser substituído por: “exceto”, “com exceção de”, “salvo”, “a menos que”. Luana não comprou nada na feira, senão uma camiseta. Luana não comprou nada na feira, exceto uma camiseta.