Órgãos dos sentidos
Órgãos dos sentidos é um conjunto de órgãos receptores externos de estímulos sensoriais. As suas funções são transformar os estímulos (luz, som, calor, pressão, sabor) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as células nervosas até o centro nervoso, o cérebro (receptor interno).
O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
O sistema sensorial é composto pelos cinco sentidos do corpo: tato, visão, audição, paladar e olfato, sendo composto por células receptoras. O corpo humano é formado por diversos sistemas compostos de células especializadas. ... Além disso, são encontradas em diferentes partes da superfície externa do corpo.
Resposta: função é transmitir informações sobre estímulos externos e internos ao cérebro e reagir a eles. Isso ocorre por meio de células especializadas, chamadas receptores, que compõem os órgãos desse sistema.
Resposta. Resposta:O. sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso.
Os cerca de 10 bilhões de neurônios do cérebro se comunicam com outros neurônios através de prolongamentos chamados axônios (enviam os impulsos) e dendrites (recebem os impulsos), sempre que processamos uma atividade mental.
Resposta. Explicação: No caso dos seres humanos, não é possível usar os sensores principais como: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.
A principal importância do sistema nervoso consiste no monitoramento e na coordenação da atividade dos músculos, da movimentação dos órgãos e realiza a construção e finalização dos estímulos dos sentidos. O sistema nervoso divide-se em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.
O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. ... O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
Sistema nervoso é o nome dado a rede de neurônios que percorre o corpo dos seres vivos do reino animal,o sistema nervoso nos humanos é dividido em 2 : Sistema nervoso central (constituído de cérebro e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (constituídos de gânglios e nervos corporais).
Resposta: O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios. O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo. Ele está relacionado com a compreensão, percepção e resposta aos estímulos internos e do ambiente que nos rodeia.
O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los".
O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.
O tronco cerebral é o centro anatómico do encéfalo. É formado pelo bolbo raquideano, a protuberância ou ponte e pelo mesencéfalo . Através do tronco cerebral passam todas as vias sensoriais, exceto a via olfativa e a via óptica e nele se encontram os núcleos das referidas vias cada um com o seu próprio papel funcional.