Existem três formas de pedir o seguro-desemprego em 2021. A primeira e mais prática é o site do governo federal dedicado ao seguro-desemprego e seguir as instruções. A segunda é a opção de fazer o pedido via aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para smartphones com sistema Android ou iOS).
O cartão cidadão pode ser feito por telefone ou em uma agência da Caixa Econômica. Caso opte por fazer a solicitação pessoalmente, é preciso comparecer ao local indicado na posse dos seguintes documentos: NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (que se encontra na carteira de trabalho);
A solicitação do benefício pode ser feita de duas formas: através do portal do Ministério do Trabalho ou do aplicativo Carteira de trabalho digital. Os documentos solicitados no seguro desemprego online para doméstica são os mesmo das agências físicas.
Segundo o Estadão, se houver dados divergentes no requerimento, é necessário entrar em contato com a central “Alô Trabalho” pelo número 158 ou o número da Superintendência de seu Estado.
Caso seu pedido de requerimento do Seguro-Desemprego seja indeferido, você pode solicitar a revisão do seu pedido por meio de um recurso administrativo ao Ministério da Economia. O prazo para solicitar o recurso é de 2 anos, contados da data de demissão do vínculo que deu origem ao benefício.
Nenhum benefício pode ser menor do que um salário mínimo —R$ 1.
Cálculo do seguro desemprego: como fazer?