Quadrado da soma: quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do segundo termo. Quadrado da diferença: quadrado do primeiro termo, menos duas vezes o primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do segundo termo.
O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro, mais duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo. O quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro, menos duas vezes o produto do primeiro pelo segundo mais o quadrado do segundo.
Primeiramente, temos que qualquer número que seja elevado ao quadrado é mesmo que se multiplicasse esse número com ele mesmo, por exemplo: 5²= 5x5= 25. Diante disso, temos que 2² seria igual a 2²= 2x2= 4, ou seja, 2 elevado ao quadrado é igual a 4.
Chega-se, portanto, ao resultado de que o número 3 elevado ao quadrado corresponde a 9. Obs: O número da base não deve ser multiplicado pelo número do expoente, mas sim deve ser multiplicado por ele mesmo quantas vezes o expoente indicar.
Em outras palavras, é uma figura geométrica plana que possui quatro lados congruentes e quatro ângulos retos.