A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar. Sendo assim, os organismos que estão no topo da cadeia alimentar apresentam mais acúmulo de substâncias, uma vez que acumulam também a substância presente nos organismos que serviram de alimento.
Qual é o processo pelo qual substâncias tóxicas e não biodegradáveis – aquelas que os seres vivos não conseguem metabolizar – permanecem em caráter cumulativo ao longo da cadeia alimentar? ... Cadeia alimentar.
A cadeia alimentar é constituída de três principais níveis tróficos: os produtores, os consumidores e os decompositores. ... Portanto, os seres que mais sentem os efeitos desse acúmulo são os consumidores terciários, pois ingerem muito mais poluentes do que todos os outros participantes da teia.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. ... Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local. Com isso, insetos e outros animais presentes acabam morrendo ou fugindo para outros locais.
A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. ... Alterações no meio ambiente, como a caça e o desmatamento, podem desencadear alterações na cadeia alimentar e, consequentemente, desequilíbrio ambiental.
O ecossistema possui dois componentes podem ser distinguidos: o abiótico e o biótico. O biótico se divide em componentes autotróficos (ou produtores) e heterotróficos (ou consumidores e decompositores), que formam o estrutura trófica do ecossistema.