A definição do Ser para Parmênides é um dos pontos mais importantes de seu poema Sobre a Natureza. Para ele, o Ser é um, imperecível e indivisível. ... O pensamento da escola eleática, dos quais também são representantes Melisso e Zenão, é marcado por não procurar uma explicação da realidade baseada na natureza.
3) Por que atribuir a Parmênides de Eléia a primeira elaboração ontológica? Parmênides, um filósofo pré- socrático, foi o primeiro a afirmar que o mundo sensível – percebido pelos sentidos – o cosmos – é um mundo ilusório, feito de aperência e carregado de subjetividade.
Verificado por especialistas. Metafísica significa "o que está para além da física" e trata-se da ciência que estuda a essência das coisas, já a ontologia estuda a natureza e a realidade dentro da metafísica.
Na verdade a frase correta é: "O ser é, e o não ser não é". Ou seja, para algo deixar de ser o que era, precisa mudar. Mas para Parmênides, o universo é imutável. Assim, ele afirmava quer o ser é, e a única coisa que "não é", é o "não ser".
..que é e que não é possível que não seja,/ é a vereda da Persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja,/ eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. De fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível./ nem poderia expressá-lo.
A versão de Platão do princípio da não contradição define que "A mesma coisa, claramente não pode atuar ou receber o ato da mesma forma ou em uma relação com a mesma coisa ao mesmo tempo, de forma contrária" (A República (436b)).
Os princípios lógicos são fundamentalmente dois: princípio de identidade e princípio de razão suficiente. ... O princípio do terceiro excluído resulta da expressão disjuntiva do princípio de identidade e enuncia-se: uma coisa é ou não é - entre o ser e o não ser não há meio termo. A é A ou não é A.