Também chamado de signo do oráculo de Ifá, o Odú é o regente da vida. A palavra Òdí significa: "o avesso, contrário". Òdí mostra-se no jogo de búzios por Odù, com 7 búzios abertos e fala pelos Òrìsà's (Orixás) Òsun (Oxum) e Èsù (Exu).
Odi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caída responde Exu, Ogum, Obá, Oiá. Significa perigo iminente. O Babalorixá tem que levantar-se do jogo e despachar a porta da casa com água sagrada.
O Odu Ejionile. Êjioníle é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá.
Nesta caída responde Oya, Obaluaye, Oba, Iemanja, Egun, Ory.
no jogo se pode (ou deve) agradar o ODÚ ou agradar o orisá OGUN, ou, até mesmo, o orisá SANGO e/ou ÈSÚ. deverão ser entregues em lugar alto. NOTA 2: O ebó de ETAOGUNDÁ deverá ser SEMPRE entregue em lugar de mato.
Também conhecida como Osúm, Osún ou Oxun, ela é a representação da sensibilidade, da delicadeza feminina e da paixão para motivar a essência da vida. Mamãe Oxum adora as águas calmas e é através de sua energia que ela tranquiliza os corações dos apaixonados.
Fazer trabalhos, tomar banhos ou qualquer coisa que se faça, até um passe, uma oração é sempre ótimo e funciona sim mas temos que ter fé e pensar bem no que nos levou a sofrer ou a ter determinado problema.
Apesar de não existir Odu Negativo, a pessoa pode identificar, através do "negativo" os pontos a que está sujeito caso esteja com problemas espirituais ou de conduta na vida. LEMBRANDO que tudo pode ser mudado ou atenuado.
Para positivar o Odu Odi através de banho, use folhas de mamona, sálvia e orobô ralado. Aliás, corre uma lenda que para ser zelador de santo, tem que ter Odi no seu conjunto Odúnico.
Não é possível trocar um Odù por outro, o que se pode é neutralizar seus aspectos negativos; 7. Odù não se “descobre” fazendo-se a soma da data de nascimento ou do número de palavras que compõem o nome de uma pessoa.
Perceba que mais uma vez o arquétipo criado no Brasil, dos típicos filhos de Ogun, sem paciência e impulsivos está na verdade no negativo de um Odù. Isso significa que aquela pessoa precisa ser como Ogun do Itan em que com calma, paciência e resiliência ele transforma a terra em ouro.
Banhar-se com flor de laranjeira e alecrim. Agradar com 4 acaçás, 4 velas, 4 bolas de farinha, 4 ovos e 4 moedas corrente. Ao entregar, mencionar tão somente o nome do Odu Irosun. Precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estomago.
Para positivar o Odu Odi através de banho, use folhas de mamona, sálvia e orobô ralado. Este Odu representa caminhos perdidos, discórdia, guerra na vida da pessoa, desgraça de modo geral, traição, problemas com drogas. Quando ele está negativo tem que se fazer um ebó com tudo em sete.
Não é dar caminho e sim e apenas agradar. O tipo de agrado mensal não é o mesmo que o anual é mais simples. As pessoas desse Odu deverão usar constantemente um patuá especial, banhos de folhas em defesa e fazer “Ofó” e “Oriki”.
Quando esse odu, se apresenta nas 1ª caídas consecutivas, é indicação de feitiçaria, e nessa feitiçaria, quem responde é Exu e Egungun. Este é o ODÚ invocado pelas feitiçarias (AJÉS) e feiticeiros, pois eles fazem pacto com as Iyami.
Os Odus são divindades que regem o destino nos cultos iorubanos e nagôs. Eles são presságios, predestinações, destinos e estão vinculados aos orixás. ... O Odu é o caminho no qual tudo que existe será inserido, seja inerte como parte das estradas, seja como um passageiro.
Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste Odu. Liderança e espiritualidade faz parte da sua vida.
6 – OBÀRÁ: Recaída sobre a pessoa de sofrimento seu ou de parentes, roubo, traição, vaidade, prosperidade sem igual. Responde com 6 (seis) búzios abertos.
Odún kódún/ odunkodun/ odun kódun – anos após ano, ano seguido de ano, qualquer ano, todo ano!
Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. ... No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação iorubá, os 16 odus são os caminhos da vida.
A consulta através dos Odus pode ser interpretado pelo Oráculo de Ifá, com os Odu Meji (duplos destinos ou repetidos duas vezes) são em número de 16 e conhecidos como Odu Originais ou Principais. No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação iorubá, os 16 odus são os caminhos da vida.
Esta iniciação destina-se à pessoas que querem aprofundar-se em Ifá, são futuros sacerdotes ou sacerdotisas. ... Nesta iniciação Òrúnmìlà Ifá lhe traz o seu Odu do Orun (Céu) para o Aiye (Terra), ou seja, recebes-se o seu Poema Espiritual. Poema este que o iniciado recitou no Orun antes de encarnar na Aiye.