Luz branca é o nome dado ao que o olho humano vê quando todas as cores que compõem o espectro de luz visível são combinadas. O espectro de luz visível é composto de luz vermelha, laranja, amarela, verde, azul, índigo e violeta, e essas cores combinadas produzem iluminação branca.
A cor-luz é a cor da onda eletromagnética - que pode ser do sol, de lâmpadas, lanterna, vela etc. - que chega a um corpo ou objeto. A cor-pigmento é a luz refletida pelo corpo ou objeto e que nos faz enxerga-lo de uma determinada cor.
Resposta. Cada luz tem uma cor, essa cor bate nos objetos e é refletida para os nossos olhos permitindo com que nós possamos ver. Exemplo: uma blusa vermelha absorve todas as cores com exceção do vermelho, a cor que é refletida, fazendo com que vejamos a blusa com a cor vermelha. ... O branco reflete todas as cores.
Os objetos não têm cor, porque a cor é uma propriedade da luz. O que acontece é que os objetos vão absorver algumas ondas e refletir outras. ... O sol envia luz de todas as cores (luz branca) em direção à bola. A bola absorve todas as cores, menos a cor vermelha, que é refletida e chega aos olhos.
Como você deve lembrar das aulas de Física, a luz branca (luz solar), na verdade, é composta pela combinação de sete cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Resposta: Uma definição possível: Luz é onda eletromagnética cuja frequência está compreendida dentro da faixa perceptível pela visão humana que vai de 430THz a 750THz, ou com comprimento de onda no vácuo entre 400nm a 750nm conforme a figura que segue.
Resposta: A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
A primeira divisão que se deve ter em mente é que existem três tipos de fontes de luz: naturais, artificiais e ambientes. Saber aproveitá-las em conjunto é muito importante. Fontes de iluminação naturais são as luzes que estão no ambiente e fazem parte dele.
Basicamente, existem dois tipos principais de luz: natural e artificial. A luz natural, como o próprio nome sugere, é toda iluminação proveniente da natureza, como a luz do sol ou da lua, por exemplo.
Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados. Exemplo: parede iluminada, nuvens, pessoas.
Fontes primárias (ou corpos luminosos): fontes que apresentam luz própria. Exemplos: Sol, estrelas, lâmpada acesa, etc. Fontes secundárias (ou corpos iluminados): fontes que não apresentam luz própria. Exemplos: Lua, livro, roupa, caneta, parede, etc.
Podemos classificar as fontes de luz em primárias, para corpos que emitem luz própria; e secundária, para quando os objetos refletem a luz. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Podemos considerar como sendo fontes primárias de luz, o Sol, a chama de uma vela e uma barra de metal superaquecida.
São exemplos comuns de fontes primárias:
São elas: Cônico Divergente: Os raios de luz divergem a partir de um único ponto e se espalham pelo ambiente. O exemplo mais comum que temos são as lâmpadas acesas ou uma vela também acesa; Cônico Convergente: Os raios de luz convergem para um único ponto P.
Divergentes – os raios luminosos divergem a partir de um ponto. Convergentes – os raios luminosos convergem para um ponto. Paralelos – todos os raios de luz do conjunto são paralelos entre si.
Uma fonte pontual é aquela que não apresenta dimensões consideráveis, sendo assim identificada por exemplo como uma vela ou ainda como uma lâmpada. Já uma fonte extensa pode ser caracterizada pela sua grande dimensão, sendo muito influente no local, como por exemplo, a fonte luminosa denominada sol.
Feixe divergente: raios que emergem de um ponto e se dirigem para pontos diferentes. Fontes com luz própria ou corpos luminosos como é o caso do Sol. Fontes que refletem a luz ou corpos iluminados é o caso da Terra e da Lua.
Pontual ou puntiforme: uma fonte sem dimensões consideráveis que emite infinitos raios de luz.
Meios Ópticos. Um meio é dito opaco quando a luz praticamente não se propaga nele. Exemplos: madeira e metais. ... E, finalmente, diz-se transparente quando a luz se propaga a grandes distâncias e segundo trajetórias previsíveis e bem determinadas.
A velocidade da luz mede o espaço percorrido pelas ondas eletromagnéticas a cada segundo. No vácuo, as ondas eletromagnéticas propagam-se com velocidade constante de, aproximadamente, metros por segundo.
metros por segundo
Ao se propagar em outros meios, diferentes do vácuo, a velocidade da luz sofre uma redução no seu valor. Na água, por exemplo, sua velocidade é igual a 2,2 x 105 km/s.
Segundo pesquisas variam em uma média de velocidade de 246 quilômetros por segundo para raios com carga positiva e 304 quilômetros por segundo para as descargas com polaridade negativa. O trovão (som) tem velocidade de 340 metros por segundo.
A explicação é bem simples. O que ocorre é que a luz se propaga em uma velocidade muito maior do que o som. Enquanto a luz se propaga em uma velocidade de metros por segundo (quase 300.
1224 Km/h
A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas.