Para saber qual alíquota do ISS sua empresa deve recolher, basta consultar a Secretaria da Fazenda do município onde os serviços são prestados.
O ISS é cobrado, portanto, em cima da nota fiscal de serviços emitida pelo prestador (quem fez o serviço) para o tomador (quem contratou aquele serviço). Por exemplo: ao fazer um serviço de manutenção, o prestador emite a nota e, em cima dela, determinado valor de ISS será devido.
A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório). A retenção do ISS está prevista no art.
Nos casos de prestações de serviços registradas em Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços (NFTS) ou Declaração do Plano de Saúde (DPS), a guia de recolhimento do ISS deverá ser emitida diretamente na página da NFS-e.
O recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS é feito para a Prefeitura Municipal, através de guia própria. No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, o ISS próprio é recolhido na própria guia DAS, juntamente com os demais tributos.
O serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador (conforme o artigo 3º da Lei .
O ISS não pago no vencimento fica sujeito a acréscimos moratórios pelo atraso do pagamento....Acréscimos Moratórios.
R$ 52,25
A Lei que concede isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS aos serviços prestados na área de transporte metropolitano, saúde, educação, habitação de interesse social e iluminação pública, por meio de parceria público-privada, ao serviço de transporte público de passageiros realizado ...
Caminho do Cadastro
a) Multiplicar o valor original do ISS pela multa correspondente ao período em atraso; b) Sobre o valor apurado (ISS + Multa) deve ser aplicado a Correção Monetária; c) Sobre o montante apurado (ISS + Multa + CM) aplicar o percentual correspondente aos Juros de mora.
Caso o recolhimento do ISS seja de responsabilidade do tomador do serviço (opção “ISS Retido”), será o tomador quem deverá cancelar a guia de recolhimento. Após o recolhimento do imposto, a NFS-e somente poderá ser cancelada por meio de processo administrativo (atendimento mediante agendamento prévio).
Quais são os documentos necessários para o cancelamento?
Documentos necessários para cancelar Nota Fiscal Eletrônica
Para realizar o cancelamento de uma nota NFS-e selecione a opção Consultar Nota Fiscal. Realize a busca da nota que deseja cancelar. Selecione a opção Cancelar referente a nota desejada. Informe o Motivo do Cancelamen- to e clique em para confirmar a opção.
Para realizar o cancelamento de uma nota acesse o sistema Emissor NFS-e e clique no menu Consultar/Cancelar NFS-e. Faça a busca da nota fiscal que deseja cancelar pelo número inicial e final. o Normal ou o Cancelado.
São quatro etapas:
Como é feito o cancelamento de nota fiscal eletrônica fora do prazo. ... Acesse o menu Vendas e, em seguida, Notas Fiscais de Produtos. Localize a Nota Fiscal que deseja cancelar e clique no botão cancelar da nota correspondente. Preencha o motivo do cancelamento e então basta selecionar a opção Enviar cancelamento.
O prazo para cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica é 24 horas. Após esse prazo, o sistema permite o cancelamento até 480 horas da data de autorização de uso da NFe, porém a empresa fica sujeita a autuação conforme Decreto artigo 527 Inciso IV item z1, do RICMS/SP.