O pensamento mítico teve início na Grécia, do séc. ... A verdade do mito não obedece a lógica nem da verdade empírica, nem da verdade científica. É verdade intuída, que não necessita de provas para ser aceita. É portanto uma intuição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea do homem situar-se no mundo.
História Geral. A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano. Os antigos gregos viviam em uma civilização politeísta, ou seja, tinham a crença em vários deuses.
O conhecimento mítico é aquele que é conhecido através de um relato fabuloso, com alegorias. O mito antecede a ciência, que posteriormente veio a negá-lo. O mito muitas vezes conta fatos históricos, mas de uma forma diferente. O mito é sempre fantasioso, alegórico, é uma verdade instituída, que não precisa de provas.
Características do conhecimento religioso Valorativo: o conhecimento religioso baseia-se em julgamentos subjetivos e não em fatos e acontecimentos comprovados. Inverificável: por lidar com questões espirituais, metafísicas, divinas e sobrenaturais, o conhecimento religioso não é submetido à verificação científica./span>
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. ... Podemos elencar estudos filosóficos sobre o senso comum desde a Grécia Antiga.
A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. ... Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações principais: (i) sua teoria é dogmática e (ii) sua prova sofre de petição de princípio.
O argumento final de Moore a este respeito é o de que, se a afirmação de que “algo é verdadeiro” depende da afirmação “algo existe”, então recaímos no círculo vicioso, pois a segunda proposição deve ser verdadeira e portanto depende da primeira.
O senso comum é limitado, todavia, parte dele uma análise critica. Ou seja, nos valêmos dele em certos aspêtos, entretanto não encontramos nele tudo que precisamos, então, nos aprofundamos a uma análise crítica.
Considerada como o oposto de senso comum, ela diz respeito a saber olhar ao redor com atenção. Sendo que entender a maneira como o mundo funciona, ter a habilidade de formular argumentos e participar ativamente da realidade social são capacidades que podem ser chamadas de críticas./span>