Um teste não reagente (negativo) significa que o seu corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Na ausência de comportamento de risco ou de exposição acidental no período de janela imunológica, não há necessidade de realização de um novo teste.
Positivo: Indica que a pessoa tem o vírus HIV mas deve realizar o exame de sangue ELISA para confirmar o resultado; Negativo: Indica que a pessoa não está contaminada com o vírus HIV.
Na maioria dos casos é constatada de 30 a 60 dias após a exposição à relação de risco. O que pode acontecer quando o teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica é que ele pode apresentar um falso resultado negativo. Portanto, é recomendado esperar mais 30 dias e repetir o teste outra vez.
Isso porque, se o teste é feito durante o período da janela imunológica (30 dias), há a possibilidade de que ele apresente um falso resultado negativo. Portanto, é necessário esperar no mínimo 30 dias para realizar o teste. Caso o resultado seja negativo, e permanecer a suspeita de infecção, refaça o teste em 30 dias.
A presença de anticorpos específicos para o HIV no sangue deste indivíduo é que o define como soropositivo, significando que ele porta o vírus e pode espalhá-lo para outras pessoas. Soronegativo significa que o corpo não produziu anticorpos para o vírus.