Autorização para Viagem de Ônibus Nacionais Caso a criança ou adolescente, menor de 16 anos, tenha que viajar sozinha é necessário comparecer até o Posto de Juizado de Menores para emitir a autorização aceita. O formulário para viagens dentro do território nacional se encontra no site do Tribunal de Justiça.
Crianças podem viajar sem autorização judicial com os pais ou apenas um deles. Também é permitido que viaje com um adulto ascendentes ou colateral (avô, avó, tio, tia) sem necessidade de autorização judicial. No entanto, o parentesco deve ser comprovado por documentação, tanto da criança quanto do acompanhante.
Os documentos necessários para viajar de avião com menor são:
Se o passageiro é um menor entre 16 e 18 anos incompletos, ele poderá viajar sozinho em voos nacionais, basta apenas apresentar um documento oficial de identificação com foto que comprove a idade.
Ou seja, a avó pode viajar com a neta sem autorização judicial, desde que dentro do território nacional e comprovado o parentesco documentalmente.
Para viajar sozinho, dos 12 aos 18 anos, é necessária autorização dos pais com firma reconhecida. Para o exterior: menores de 18 anos que forem viajar com terceiros devem apresentar o documento de identificação (RG ou passaporte) e uma autorização por escrito emitida pelos pais, com firma reconhecida em cartório.
É aceita a Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada) ou outro documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro. Ainda, deve ser apresentado documento que comprove a filiação ou parentesco com o responsável.
A autorização é necessária para crianças e adolescentes (0 a 17 anos) que forem viajar sem os pais, sendo dispensável quando na companhia de ambos. Se na companhia de apenas um dos genitores, o outro deverá autorizar a viagem por documento com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança.
No momento do preenchimento do formulário no site da Polícia Federal, você deverá escolher uma das opções abaixo:
RG e CPF. Em viagem nacional é necessário para identificação do passageiro que o documento tenha foto, como o RG (Registro Geral), por exemplo. Nesse sentido, o CPF não tem validade para embarcar em voos dentro do território brasileiro, em razão da impossibilidade de identificação visual do passageiro.
No Brasil, a cédula de identidade não possui prazo de validade. Portanto, é ilegal a conduta de companhia aérea que impede o embarque de passageiro com destino a países do Mercosul só porque ele apresentou documento de identificação com mais de 10 anos de emissão.
Os documentos podem ser originais ou cópia autenticada, desde que assegurem a identificação do passageiro. O Boletim de Ocorrência - BO continua sendo admitido para embarque em casos de furto, roubo ou extravio do documento, se emitido há menos de 60 dias.
Devem apresentar pelo menos um desses documentos na hora do embarque: RG Original. Cópia Autenticada em Cartório do RG (há alguns anos essa possibilidade não era permitida) ... Boletim de Ocorrência, emitido no máximo em 30 dias antes da viagem, caso o passageiro teve os documentos extraviados, furtados ou roubados.
Atualmente, é possível levar como bagagem de mão uma mala de até 10 kg mais um item pessoal, que pode ser uma mochila ou bolsa menor com documentos, dinheiro, objetos de valor. Esta regra vale tanto para para voos domésticos quanto para voos internacionais.
Documentos aceitos para voos nacionais
Entrada no avião Ao entrar no avião, basta procurar pelo seu assento, geralmente marcado por um número e uma letra, que estará impresso em seu cartão de embarque. Se estiver com bagagem de mão, guarde os pertences no compartimento acima da poltrona. O item menor, que pode ser uma bolsa, deve ser colocado à sua frente.
Para viajar de avião, você precisa de um documento válido com foto. Não são todos os documentos que são aceitos e, geralmente, os viajantes usam o RG ou a CNH. Aliás, quem tem CNH costuma nem usar o RG, afinal, não tem necessidade de carregar dois documentos. Sim, você pode viajar com a sua Carteira de Trabalho.
10 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez
Inspeção de segurança. Dentro da sala de embarque o primeiro passo é passar pela inspeção de segurança e detector de metais. Os procedimentos de inspeção no aeroporto são obrigatórios para o embarque dos passageiros e seguem normas internacionais de segurança.
O que é voo com conexão? É um tipo de voo em que ocorre também uma parada para embarque e desembarque de passageiros, além de abastecimento da aeronave (se for necessário), antes de chegar ao destino final. A diferença é que, no caso da conexão, ocorre a troca de avião.
Na maioria das vezes, quando temos um voo com conexão, não é necessário fazer um novo check-in, porém, não se trata de uma regra. ... Confirme, então, no balcão da companhia aérea, se a sua bagagem estará no seu destino final ou será preciso recolhê-la na conexão e fazer novo check-in.
Conhecida como "skiplagging", a estratégia funciona da seguinte maneira: digamos que alguém queira voar de Boston para Houston, mas a tarifa é muito cara. A pessoa compra então uma passagem de Boston para Las Vegas com escala em Houston, porque custa menos do que o voo direto.