Elas são frutas típicas do verão, são muito refrescantes e fazem muito bem para a saúde. “O melão tem muitos nutrientes incluindo cálcio, vitamina C, vitamina A e as vitaminas do Complexo B, que dão muita energia. Uma atenção para o potássio que é importante para diminuir a pressão arterial”, explicou Karin.
Frutas com muita água, como o melão, mantêm o corpo hidratado. A desitratação impede que você consiga dormir e que tenha uma boa noite de sono, por isso, aposte nessas frutas.
O melão deve ser consumido, pelo menos, 3 a 4 vezes por semana e incluído numa alimentação saudável, equilibrada e variada. Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta.
Se você quer perder peso e descansar todas as noites, uma boa ideia é começar a comer mais melão, uma fruta deliciosa e refrescante. Embora seja mais consumido no verão, podemos apreciá-lo nos dias frios e desfrutar de todos os benefícios.
Banana, abacate e leite são fontes de triptofano, substância que ajuda na liberação de melatonina, o hormônio do sono.
Benefícios do melão
A semente pode ser seca e depois triturada. O resultado pode ser consumido com a salada de frutas. Outra opção é utilizar o alimento em saladas. Você também pode fazer um suco de melão junto com as sementes.
Melão: O melão, devido a sua grande quantidade de água, também tem um índice glicêmico alto. Mas, como a melancia, sua quantidade de glicose por porção é baixinha, e pode ser consumido, desde que apenas uma fatia por refeição.
- Melão gália ou israelense - Ainda que seja considerado difícil de ser encontrado, o melão gália ou israelense foi apontado como uma dos tipos de melão mais interessantes. Seu formato é redondo, sua polpa é esverdeada, sua casca é amarela e rendada e ele é integrante da família dos melões aromáticos (Cucumis melo var.
Fruto mais doce e uniforme Diferentemente das outras cultivares comerciais, o melão BRS Araguaia possui uma doçura uniforme em toda a extensão da polpa, ou seja, ele continua bem doce mesmo na parte da polpa que fica próxima à casca.
Segundo estudos, o melão cantaloupe possui uma quantidade betacaroteno similar a da cenoura, o que significa que ele fornece muita vitamina A para o organismo, ajudando no combate aos radicais livres, na saúde dos olhos e no sistema imunológico.
A água abundante no interior da fruta e seu sabor suave tornam o melão muito apreciado consumido fresco ou na forma de refresco.
Tipos de Melão
Embora o melão amarelo ainda seja o mais difundido no Brasil, hoje em dia é possível encontrar diversos tipos nos mercados: do fino e delicado cantaloupe, perfumado e de polpa alaranjada, ao novíssimo matisse, quase todo branco, por fora e por dentro.
Quanto ao aspecto físico, é importante observar se não há rachaduras, furinhos causados por insetos e partes afundadas e escuras. O melão deve ter uma cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, note se as sementes estão soltas: isso é sinal de que está maduro.
Particularmente a ponta do caule. Um cheiro doce é um bom sinal de que a fruta está madura e pronta para ser consumida. Se o melão ainda estiver com o caule, provavelmente ele ainda está verde. Quando comprimido nas extremidades, deve ceder levemente.
Principalmente depois de cortado. Neste estado, o melão pode ser guardado “inteiro” em temperatura ambiente, até madurar mais. Se quiser que madure mais rápido, envolva-o com jornal e deixe por algum tempo, como 1 ou 2 dias. Logo, logo, ele estará madurinho!
O ponto de colheita é determinado pelas ranhuras no pedúnculo. Em caso delas estarem começando a soltar, o horticultor pode colher os frutos (ainda verdes) e comercializar no mercado. Lá, eles terminarão de maturar, alcançando a coloração final da variedade e indicando que é o ponto ideal para serem consumidos.
O melão deve ser colhido somente quando alcançar as características ideais de coloração, tamanho, formato e sabor e, para alguns tipos, o aroma também é importante.
Step 1. Se você não for precisar do melão por vários dias, pode colocar a fruta em um balcão ou mesa, fora da luz direta do sol, para amadurecer. Isso levará cerca de 2 a 4 dias, dependendo de quão verde a fruta está.
Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio do melão é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março e nas regiões de clima quente, durante o ano todo. Como exemplo, na região do Vale do São Francisco, o plantio do melão pode ser feito durante o ano todo.
É uma época boa para plantio, tendo seu ponto alto dois dias antes da lua cheia. Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados. A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes.
A época de plantio mais favorável para a cultura da melancia é que apresenta temperaturas variando de 18° a 25°C. Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, o ano todo, com uso da irrigação.
O melão também é rasteiro e pode ser cultivado em vasos nas mesmas condições que a melancia. Retire as sementes, as lavem, retire a película que envolve a semente, com cuidado para não quebrar a pontinha mais fina da semente, de onde germinará a muda.
O espaçamento correto entre sementes de melancia é de 1 m entre as covas e 2 m entre as linhas, e para melões, de 80 com entre as covas e 1,20m entre as linhas. Gostou? Agora é só escolher as suas cultivares preferidas aqui e começar a plantação!
Modo de fazer Bata bastante as sementes no liquidificador com a água morna. Passe a mistura em um tecido fininho (tipo voal) para separar os resíduos da parte líquida. Guarde na geladeira ou no freezer. Rendimento: 2 copos pequenos.
Passo 3: Escolha um recipiente de vidro, como um copo, uma jarra ou um vaso, lave-os bem e encha com água limpa. Passo 4: Coloque os galhos no recipiente e observe até onde a água encosta. Então, retire o galho e retire as folhas da parte do caule que for ficar submersa para que as folhas não apodreçam.
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Passo a passo
Propagação. Assim como inúmeras plantas, o louro pode ser propagado por sementes ou estaquia. As sementes podem levar um longo tempo para germinar, consequentemente as mudas demoram a crescer. Sendo assim, o método preferido geralmente é o plantio de pedaços de ramos semilenhosos, com 10 a 25 cm de comprimento.