Começa-se por pesar uma quantidade determinada de sal dissódico de E. D. T. A. Num frasco de polietileno adiciona-se água desionizada e adiciona-se o E. D. T. A. pesado. Perfaz-se o volume até 1 litro e agita-se bem até à homogeneização completa.
Quando uma base invade o organismo, o ácido carbônico (H2CO3) reage com ela, produzindo bicarbonato e água. O ácido carbônico diminui. Os rins aumentam a eliminação de bicarbonato ao invés do íon hidrogênio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relação do sistema tampão.
Para cada leitura use um tubo de ensaio Adicionar 0,30 mL de amostra (ou água para a referência) Adicionar 1,10 mL de tampão fosfato pH 7.
Preparação de Solução Tampão de Fosfato de Potássio 0,1 M, pH 6,8: Preparar 25 mL de solução aquosa de K2HPO4 a (1 M) e 25 mL de solução aquosa de KH2PO4 (1 M); numa placa com agitação, colocar um copo de vidro de 500 mL com uma barra magnética no interior e misturar, no copo de vidro, 24,85 mL da solução aquosa de ...
10L de uma solução-estoque de PBS 10x podem ser preparados, dissolvendo-se 800 g de NaCl, 20 g de KCl, 144 g de Na2HPO4 e 24 g de KH2PO4 em 8 L de água destilada. Após a completa dissolução, o volume final da solução é levado à 10 L, adicionando-se água destilada.
Diluindo uma solução 10X para fazer 1X PBS Uma solução 5X deve ser diluída 5 vezes para fazer uma diluição normal, enquanto uma solução 10X deve ser diluída 10 vezes. Para preparar uma solução de trabalho de 1 litro de 1X PBS a partir de uma solução 10X PBS, adicione 100 ml da solução 10X a 900 ml de água.
Assim, geralmente o tampão fosfato é utilizado para menter o pH de uma solução ao redor de 7. Logo, os componentes ácido-base do tampão fosfato para manter um pH de 7, por exemplo 7,4 poderão ser os sais ácidos NaH2PO4 ou KH2PO4 e os sais Na2HPO4 ou K2HPO4 que funcionarão como base conjugada.
Diluir 50 mL de 10x PBS em 450 mL de água destilada e misturar uniformemente. Dissolver 0,4 g de NaOH em 10 mL de água destilada.
As soluções salinas tamponadas são soluções salinas isotônicas usadas para manter o pH e o equilíbrio osmótico, além de fornecer às células água e íons inorgânicos essenciais (1) .
O PBS é uma solução salina tamponada com fosfato (Dulbecco) utilizada em procedimentos que incluem a recuperação e manipulação de gametas.
A solução de salina na concentração 0,85%, é um meio líquido cristalino, transparente e estéril, constituído de Cloreto de sódio, cloreto de potássio, fosfato de sódio dibásico, fosfato de sódio monobásico e água purificada. É uma solução amplamente utilizada em laboratórios de microbiologia.
Solução a 0,9% (solução salina normal) (solução salina isotônica) Reposição de água e Cloreto de Sódio, diluente de drogas injetáveis (intravenosa, intramuscular ou subcutânea); limpeza de catéteres; reposição de líquido extracelular; alcalose metabólica (quando há perda líquida e depleção leve de sódio).
Para fazer a limpeza, basta criar uma solução salina, misturando água mineral morna com sal. A medida ideal é uma colher de chá de sal para cada 500 ml de água. Feito isso, é preciso colocar a solução em uma seringa ou um recipiente próprio para a limpeza nasal.
“A solução salina possui baixos efeitos adversos, sendo assim amplamente utilizada. Entretanto, em pacientes idosos, hipertensos e grávidas o uso deve ser moderado. Deve-se evitar o uso de soluções salinas hipertônicas nestes pacientes”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet.
Para que serve o Soro fisiológico. O soro fisiológico, também conhecido por cloreto de sódio a 0,9%, é uma solução salina esterilizada utilizada para fazer perfusões na veia em casos de diminuição de líquidos ou sal no organismo, limpeza dos olhos, do nariz, queimaduras e feridas ou para fazer nebulizações.
Soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada.
A água boricada não deve ser usada nos olhos, pois contém ácido bórico em sua composição, o que pode causar alergias e ser um agravante da inflamação. O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados.
Efetue os seguintes passos no caso de sentir irritação ocular:
Alguns exemplos de colírios indicados para lubrificar os olhos são o Systane, Lacril, Trisorb, Dunason ou Lacrifilm, que podem ser comprados em farmácias, sem que seja necessário a apresentação de receita médica.